CleopatraMoon

Um Mundo à parte onde me refugio e fico ......distante mas muito próxima.

A minha foto
Nome:
Localização: LISBOA, Portugal

Sou alguém que escreve por gostar de escrever. Quem escreve não pode censurar o que cria e não pode pensar que alguém o fará. Mesmo que o pense não pode deixar que esse limite o condicione. Senão: Nada feito. Como dizia Alves Redol “ A diferença entre um escritor e um aprendiz, ou um medíocre, é que naquele nunca a paixão se faz retórica.” Sou alguém que gosta de descobrir e gosta de se descobrir. Apontamento: Gosto que pensem que sou parva. Na verdade não o sou. Faço de conta, até ao dia em que permito que percebam o quanto sou inteligente.

online

quarta-feira, fevereiro 27, 2008


Lá fora não. Havia um vento próprio de uma Primavera prometida que, contudo, tinha ainda restos de um Inverno inesperado. E, lá dentro, desde que fumar não era permitido no interior daquele café, o sol entrava e abria as janelas de vidro, grandes e largas.
Sentou-se. Não queria café. Apenas uma água limpida, transparente, natural...
O olhar atravessava os óculos escuros,como que a esconderem o pensamento. Não via o que queria, ou não queria ver? Ver é duro quando a realidade brinca de esconde esconde como criança que vai crescendo e a gente não quer.
-
Abriu o livro,...mas não. Nem ler conseguia. Encostou o queixo na palma da mão direita e, mais uma vez o olhar percorreu o caudal do Tejo. A corrente sempre na mesma direcção, o caudal sempre o mesmo apesar das marés... Que fora que mudara? Que raio de coisa mudara?
Não conseguia encontrar a razão....
Respirou fundo e uma serenidade enorme atravessou-lhe a alma. Era como se se abandonasse ao curso do rio...Havia barcos ao sabor da corrente, e o olhar desviava-se, continuava a olhar o curso do rio. Havia gaivotas que mergulhavam tontas e sôfregas de peixe, ... e olhar continuava a percorrer o caudal do rio... Havia pardais soltos no vento,... e o olhar procurava sempre o curso do rio....
-
Abriu o livro, " A mulher Certa". Baixou o olhar à sorte sobre a página marcada..."O que quis ele dizer?...Se calhar que um homem só vive enquanto tem um papel a desempenhar. Que depois, já não vive, somente existe. Tu não podes compreender porque desempenhas um papel no Mundo...o teu papel é amares-me. Ora, está dito. Não me olhes assim de esguelha, furibundo. Se alguém ouvisse o que estamos aqui a dizer(...) ...uma pessoa má que visse a cena de fora e nos ouvisse, havia de acreditar que conversamos como dois cumplices....(...) Ri, isso...Porque só os dois é que sabemos a verdade sobre nós"...pag. 328
Fechou o livro e, recolocou o queixo na palma da mão direita. Teimosamente continuaria a olhar o curso do rio.
ACCB

Etiquetas:

A propósito de C
C de Chuva
C de Chopin
C de Cabral Mendes ( sorrisos)
-
Frédéric CHOPIN: Op. 32, No. 1 (Nocturne)

terça-feira, fevereiro 26, 2008

( Art DIRIS_ Reparem no quadro. Depois tapem os rostos e reparem no abraço. mudou alguma coisa?)
-


Da-me os teus braços
a agasalharem-me
e mergulharei neste poema,
no abismo,
antes que o dia amanheça.

Traremos o mundo para dentro
e o ensinaremos.

Nossa nudez o redimirá
e nenhuma palavra será dita
senão as amorosas.

Dá-me os teus lábios
a percorrerem-me meu corpo despido
e esquecerei tudo por ti.

Silvia Chueire

Etiquetas:

click to comment

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Dangerous Minds
Um filme que vale a pena rever... e rever.... E que dedico a todos os professores que o sabem ser.


Ao fim de um dia a 100 à hora um concerto...
quem sabe o ultimo de Charles Aznavour em Portugal.
Ele está velho.
Eu....cresci...amadureci ou envelheci?
FORMIDABLE!!!


Shahnour Varenagh Aznavourian

Ao longo de seis décadas, Aznavour compôs mais de mil canções em francês, inglês, italiano, espanhol e alemão, e vendeu mais de 100 milhões de discos, uma carreira que levou a revista Time norte-americana a elegê-lo Maior Artista do Século XX, à frente de nomes como Elvis Presley, Frank Sinatra, Charlie Chaplin ou John Lennon.

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) anunciou esta sexta-feira que vai atribuir a sua Medalha de Honra ao autor, compositor e intérprete Charles Aznavour, o que, no caso de um estrangeiro, acontece pela primeira vez na história da instituição.

Etiquetas:



Na quinta feira passada depois de mais um dia de sessão, antes de sair do gabinete, baixei os olhos sobre a Visão que recebo mensalmente.
Não foi a capa que me prendeu a atenção. De abusadores sexuais conheço eu todas as manhas.

Não. Foi antes a maravilhosa crónica de Lobo Antunes.
Como é possível beber-lhe sôfregamente as crónicas e não conseguir devorar-lhe todos os livros?!

E, a certa altura, depois de falar do desejo de escrever o seu último livro, que o seria por ser grandioso e, só por ser o último, deveria ser grandioso, ele perguntava-se :


- Como é que se faz um livro?

E se ele estivesse ali eu ter-lhe- ia respondido que:

-Um livro não se faz..., escreve-se a alma.

-

ACCB

Etiquetas:

«Não podemos fugir... e no entanto, há momentos em que somos quase felizes, quando de olhos fechados as minhas mãos deslizam no seu rosto, num reconhecimento que tem sempre algo de milagre, quando lemos um livro juntos na cama, as faces encostadas, quando nos encontramos a nós mesmos no fundo do corpo um do outro. Somos quase felizes. Mas o fim é inevitável. Ambos o sabemos. Só não sabemos quando. Ou qual de nós o fará.

‘Tell me you still love me like I love you’. Quando o amor acabar…»

-
in «Até que a Morte nos Separe», Ana Teresa Pereira

sábado, fevereiro 23, 2008


Quando os homens sabem o que é o amor e contam "pra gente"


Procuro um amor novo amor com quem possa ter ressonâncias... num encontro pleno de respeito, cumplicidade e parceria. Alguém com quem seja possível dividir alegrias, delicadezas e alguns sonhos... não muitos, mas o suficiente para continuar a criar a magia do amar... e ser amado.
Busco assim por você que tenha leveza de alma e espírito, com total disponibilidade afetiva, que goste de viver a vida e que queira verdadeiramente um grande amor repleto de aventuras.

Não precisa ser um amor zero quilômetro, mas tem que ser dos bons. Daqueles de ter vontade de acordar mais cedo para levar café na cama,
de ligar no meio do dia para dizer que sentiu saudade,
de fazer bobagens,
escrever bilhetinhos,
fugir na madrugada em busca do desconhecido...
um amor que não precisa durar para sempre mas que "seja infinitamente bom enquanto dure."
Procuro um amor que seja fiel e honesto,
que saiba contar piadas e
sussurrar no meu ouvido palavras gostosas para antes e depois do amor.
Procuro um amor que saiba viver sozinho, que invada meu mundo devagarinho e me convença que vale a pena ficar.

Procuro um amor quentinho... daqueles que não grudam na pele no verão mas que aquecem que nem edredom quando chega o inverno. Amor de dormir agarrado, de dançar colado e beijar na frente de todo mundo.

Procuro por fim um novo amor, uma companheira que seja minha amiga e minha amante, que goste de pipocas em tardes de chuva, e que queira andar de mãos dadas comigo pela vida.

© Rodrigo Scherter
Do Blog do Zé carlos - linkado ao lado e oferecido ao Cleopatramoon por ele.

Etiquetas:

quinta-feira, fevereiro 21, 2008


-
Dizia-me um amigo, com o olhar perdido por entre espirais de fumo de um cigarro que não abandona nunca e já me habituei a ver-lhe entre os dedos, entre as ideias e entre os lábios, que tinha saudades.
Umas saudades profundas de um sentimento velho e profundo que o faça viver, que o faça ser, existir.
Não lhe respondi. Que sentimento seria esse senão a paixão. Só podia ser. A paixão que o fazia estar vivo, cheio de alegria de viver, daquele sentir que acontece na vida, de repente, em que todos os sons são perceptíveis, principalmente os mais ténues, em que todos os aromas nos invadem, especialmente os mais delicados
E enquanto ele retirava fumaças em espiral do cigarro eu, que nem me atrevia a dizer-lhe que o fumo me queimava as pestanas, e me torrava a paciência, imaginava aqueles olhos castanhos apaixonados e, agora profundos, perdidos não sei em que espaço de tempo infinito de passado que quer ser presente ou sonha ser futuro.
Que lhe havia de dizer? Que lhe havia de inventar para lhe arrancar aquela ideia obsessiva de ter saudades de um sentimento que não se força, não se pede. Simplesmente acontece.
-Sabes? - recomeçou ele - Sabes o que é acordares de manhã com aquela alegria de viver, aquela certeza de existir, aquela vontade de agarrar o Mundo e realizar mil coisas?

(Estar apaixonado... - pensei :- Ele tem saudades de ser amado. )
- Sabes o que sinto? Uma enorme vontade de voltar a ser feliz!!! Uma enorme vontade de ser inteiro; uma enorme vontade de ser eu novamente.
Tenho muitas muitas saudades de Amar.
Sorri. Que mais poderia dizer? Provavelmente ele tinha razão. Queria amar....mais que ser amado, queria amar, sentir capacidade de amar...voltar a amar.....
É essa forma de sentir que nos faz mesmo felizes e nos leva a criar obras, a ser pintores, músicos, artistas, a mover montanhas...
Tive vontade de lhe perguntar o que o impedia de amar. Mas não tive coragem.
Isso não se faz acontecer. Acontece.
-
ACCB

Etiquetas:

quarta-feira, fevereiro 20, 2008


PORQUE NON TE CALLAS?!


AI BALHA-ME DEUS! O Dr. Marinho Pinto não tem mais que fazer?

Será por causa dos seus incidentes durante a adolescência, da história do furto de uma camisa, de não sei que mais e que mais que dizem que se diz... que o senhor não vê os Magistrados, ou o Terceiro Poder com bons olhos?

Ou será porque isso o torna popular?!


Então agora quer que os Magistrados declarem os rendimentos e exige transparência?

OH Dr. Marinho, consulte o meu boletim de vencimento. Quer mais transparência?

Quer mais transparência que a retenção na fonte que me fazem todos os meses? Ou quer saber o que me foi deixado em testamento, herança , doação...Olhe mas que coisa!

Quer que eu faça um registo de interesses e património?

Ai quer?

Olhe, tenho interesse em cinema, teatro, livros bem escritos e gente inteligente. Tenho interesse em que não me "chateiem" e me deixem ter os processos em dia ou seja: Deixem-me trabalhar!
E, em si, não tenho interesse nenhum.
E começo a não ter paciência para os seus despropósitos.

Se quiser, até pode pedir uma cópia dos meus rendimentos Sr. Bastonário! Até lha ofereço.

Ora esta!
Não tem mais nada que fazer?
Ora! Porque non te callas??

-
ACCB




Etiquetas:

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

(foto - ACCB)
A LUA DE LOBOS desafiou-me ( anda sempre a desafiar-me esta mulher incrível!!) para dar seis características minhas...

aí vão elas:

1 - Sou obstinadamente Obstinada.
2 - Sou apaixonadamente apaixonada.
3 - Transparente até doer.
4 - Adoro rir e caricaturar a situação mais séria , ajuda-me a encarar as dificuldades.
5 - Abomino gente limitada, perversa, mentirosa e com falta de coragem.
6 - Quando me zango , ...não queiram saber..............
-
e agora aí vão as nomeações:

NI
Francisco Castelo Branco
Catarina Alves
António Lisboa Gonçalves
Manza
Cabral Mendes

Calma! É preciso é ter calma!
Um filme com ANGELA BURNS para ver até ao FIM!!

CHUVA - Lucia Moniz

domingo, fevereiro 17, 2008

Ao Estilo de Marcelo??

Alípio Ribeiro disse o que não devia? - Não.
O Director da PJ disse o que não podia? -Não.
O que o Director da PJ disse é mentira? - Não
Houve precipitação ? - Houve.
Esta afirmação matou a investigação? - Não.
Ofendeu a PJ? - Não
Foi Alípio Ribeiro quem fez questão da constituição de arguido ? -Não
Aquela constituição de arguido foi a pedido do advogado dos Mac Can? - FOI!
Então? - Pois.

___________

A Inveja da rapidez dos outros


Por vezes, enquanto trabalho pela noite dentro, penso muitas vezes porque não despacho mais. E tenho uma inveja enorme daquele senhor que deu 300 despachos numa madrugada.

Lembram-se? Telmo Correia deputado do CDS PP assinou 300 despachos na madrugada da posse de José Sócrates como Primeiro Ministro. E depois penso: Assim é mais fácil que jogar no Casino. ( E eu nem sequer posso jogar no Casino!)

____________

Vítor Pimenta escreve no Avenida Central:
” (…) neste país feito à imagem da linha de Cascais e do Colégio da Barra, toda a sua diversidade e potencialidade parecem definhar. (…) Enquanto não houver televisões locais em sinal aberto, a emitir para o romantismo de um televisor na sala, com o sofá preenchido de família e amigos, todo um imenso Portugal - que não Lisboa e arredores - estará em fraca sintonia com os seus cidadãos e as suas dinâmicas, e estes com as suas vidas e interesses limitados num ecrã nacional em constante formigueiro.”

E eu penso:
Mas a TV serve afinal para quê?

________

A Industria da Clonagem

Coreia do Sul: Primeiro cão clonado por encomenda é um pitbull. O processo é caro, mas, dizem os entendidos, assim que a clonagem se tornar uma industria os custos vão diminuir. Pois.
Eu um dia destes digo-vos qual é a solução para uma série de coisas!

________
Kosovo - Independência à pressa
Sinceramente ainda não percebi nada destas coisas do Kosovo. Eu sei de quem me poderia explicar. Mas o que mais me assusta para além do não perceber é a reunião à pressa do Parlamento, para uma Declaração à pressa de uma Independência.


E também não percebo porque é que só nos próximos meses é que a UE enviará cerca de 2.000 especialistas, entre policiais, juízes e outros funcionários, que ajudarão o governo kosovar a construir um Estado de Direito. ( Eu poderia ter ido nesta missão...mas a minha independência também está em causa cá!...)
Não deveria já ter sido feito antes?
E também não percebo como é que enquanto na capital kosovar o acontecimento é esperado com festa, cresce na Sérvia a indignação e o mal-estar diante da perda de sua Província, considerada o "berço" de sua nação.
..................
Alguém me sossega por favor?
_____________________


MAS TEM JUSTIFICAÇÃO?!


Parece que Bush justificou a tortura utilizada em interrogatórios a SUPOSTOS terroristas que até foi admitida pela CIA.

No CEJ, quando fiz o curso de magistratura, falámos de técnicas de interrogatório, mas acho que aprendi muito pouco. Para além de não dever interromper nem pressionar quem interrogo, de não dever induzir respostas, nunca me falaram de uma técnica utilizada numa nação que se diz evoluída, a mais evoluída : -"waterboarding"
Acho que à nossa PJ também não!
Sabem o que é? É utilizada em supostos terrorista durante os seus interrogatórios e é apenas um afogamento simulado.
Consiste no que se vê na figura supra, causando a sensação de sufoco.
No entanto, o presidente americano disse na entrevista exibida na madrugada de hoje na "BBC World News America", que o "waterboarding" "não é tortura", e que ameaçou vetar o projeto do Congresso que o proibiria.
Senhor Presidente não quer jogar ao faz de conta que?...

___________

ORAÇÃO DO DIA


Santa Maria Mãe de Deus fazei que eu
nunca seja supostamente terrorista!

ACCB

"Caí na força das palavras...
E longe ....muito longe...
Com dois negativos...
Num Hotel sereno...
escrevi....
"

José

sábado, fevereiro 16, 2008

HEART TANGO



Este Clip, descobri-o no Blog do OUTONO.
Ao mesmo tempo que é de uma sensualidade estonteante, é também de uma verdade arrepiante.
A mesma mulher. Nem uma nem duas, várias ao mesmo tempo. A mulher executiva, a mulher mãe, a mulher paixão...a mulher que pensa, a mulher que opta, a mulher que se apercebe e a mulher que se assusta...

Numa mulher há vários corações ou várias formas de estar de ser... Ela não é só uma... O escolher ao pormenor a lingerie para o homem que ama, a doçura que tem com o filho ao colo quando o beija, a mulher profissionalmente decidida e emocionalmente forte ...a hesitação, a vontade, o perguntar-se a si própria:
- Porque o fizeste?
E o responder-se a si própria:
- Tu sabes porquê.

(Porque são a mesma! Reparem no pormenor do impermeável que tem duas cores, o vermelho paixão, vontade de ser no todo! E o bege de neutralidade, de responsabilidade, de esconder a outra que existe nela, e no pormenor da passadeira que se estende em tom contrastante com o do impermeável à entrada de um hotel, palacete, casa, escola de dança...).

-
Hearth Tango é filmado em Lisboa. Há uma imagem da R da Prata, quando se desce...
Há as aulas de dança,.. O Tango .. O Italiano... Lisboa...Uma mulher........ A música dos Gotan Project....
É um clip aproveitado pela Intimissima para publicitar a sua lingerie.
É um clip em que nós mulheres deviamos atentar...
Será que somos assim? Várias em uma só?

E vocês homens......Têm a sorte de descobrir na mulher que amam todas estas facetas?!

O filme termina com um agradecimento a todas as mulheres que conseguem ser o Ser mais próximo do seu coração. E um coração verdadeiro é mesmo como um tango,...ora arrebatado, ora, sereno, ora quase imóvel para depois entrar em rodopio, mas sempre, sempre compassado.

ACCB

Etiquetas:

Video republicado

QUANDO O HERMAN TINHA GRAÇA!
Não pirimpanparás a mulher do proximo

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Hoje parece que é dia de escrever cartinhas. Assim:

Lovely cute Comments

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Quando o Coração tem 20 anos o Amor é do Tamanho do Mundo
-
LINDO!!!!!! YES!


A Nani- Catarina Alves atribuiu-me uma nomeação curiosa.
.

A de "este Blog não me sai da cabeça". E depois pergunta mais ao menos isto:

- Sabem aquele blog que a gente tem de espreitar, ver, mesmo que não tenha novidades?!

É engraçado saber que há pessoas que sentem a falta deste Blog. Já pensei terminá-lo muitas vezes, mas por aqueles que gostam e apesar dos que o acham pretensioso e uma "porcaria"...( já houve quem o dissesse! A liberdade de expressão é um direito constitucionalmente reconhecido! sorrisos...), Vale a pena continuar.

Fica aqui a nomeação e cabe-me a mim nomear ou indicar, os Blogs que não tiro da cabeça.
Assim sendo, cumpre decidir:

Sabem aqueles blogs que eu nunca deixo de espreitar todos os dias?

Aqui vai:

Anónimo

Momentus

Camara Corporativa

Musica Charlada

Cleopatramoon eheheheh
e tantos outros...........................................

Etiquetas:

VOCÊ BEBEU? TESTE A IMAGEM

-



MANUAL para quem sai à noite e BEBE...
Por favor use-o.
Causas, efeitos secundários e soluções possíveis derivados do consumo de
álcool:

1- Sintoma: Pés húmidos e frios.
Causa: Estás a agarrar o copo com um ângulo incorrecto.
Solução: Vai virando o copo até a parte aberta ficar virada para cima.

2- Sintoma: Pés quentes e molhados.
Causa: Pronto. Asneira... com essa idade?
Solução: Procura a casa de banho mais próxima e seca-te.

3- Sintoma: A parede à tua frente está cheia de luzes.
Causa: Caíste de costas.
Solução: Posiciona o teu corpo 90º em relação ao chão.

4- Sintoma: Tens a boca cheia de beatas de cigarros.
Causa: Caíste com a fronha dentro do cinzeiro.
Solução: Cospe e enxagua com um bom gin tónico.

5- Sintoma: O chão está desfocado.
Causa: Estás a olhar através de um copo vazio.
Solução: Enche o copo!!!

6- Sintoma: O chão está a mexer-se.
Causa: Estás a ser arrastado.
Solução: Pergunta ao menos para onde é que te estão a levar, caso seja para outro bar está tudo bem, no caso contrário, manifesta-te!

7- Sintoma: Reflexo de caras a olhar para ti através da água.
Causa: Estás no lavatório a tentar ir ao grego.
Solução: Mete o dedo (Na garganta).

8- Sintoma: Ouves as pessoas a falar com um estranho eco.
Causa: Tens o copo na orelha.
Solução: Pára de te armar em parvo.

9- Sintoma: A discoteca mexe-se muito, toda a gente está vestida de branco e a música já começa a ser repetitiva.
Causa: Estás numa ambulância.
Solução: Não te mexas; possível coma alcoólico.

10- Sintoma: O teu pai parece chateado e as tuas irmãs olham para ti como se não soubessem quem tu és.
Causa: Ups! Casa Errada!!!
Solução: Pergunta se sabem onde fica a tua


O Melhor é mesmo não beber!

Etiquetas:

Shania Twain - Man! I Feel Like a Woman

sábado, fevereiro 09, 2008

O fado O tango a saudade a traição o ciume o amor Portugal cinema arte paixão

Prémio Goya
"Fado da Saudade" de Carlos do Carmo
-
arrebata galardão para Melhor Canção Original

A canção vencedora, "Fado da Saudade", integrante da banda sonora do filme “Fados” de Carlos Saura, tem poema de Fernando Pinto Amaral que afirmou que "se este for mais um contributo para o fado, fico feliz".

Os prémios Goya são o equivalente aos Óscares para o cinema espanhol. A cerimónia da XXII edição dos Goya, entregue pela Academia de Cinema de Espanha, realizou-se no Palácio de Congressos de Madrid.


"A kiss is more than a touch of lips
- it is a touch of two hearts,
of two souls,
of two glowing portions of the life spirit."
.

Fernando Pessoa


Delicioso
_______________________
Fado Alexandrino

Amanhã chegaste à minha vida
e disseste bom dia e era noite lá fora
puseste-me na mesa o prato da comida
acenaste-me adeus e não te foste embora.

E como era manhã vestiste o meu pijama
tomaste um comprimido para dormir acordada
como era hora do almoço chamaste-me para a cama
como era hora da ceia bebeste-me ensonada.

E quando temos frio aquecemos à lua
as mãos que penduramos na corda de secar
e quando mais te calas mais te sinto cantar.

ANTÓNIO LOBO ANTUNES

Etiquetas:


Sábado

Tarde soalheira. Nem me maquilhei para poder bronzear o sorriso e o olhar. Gosto do Sol na minha pele, lembra-me mãos quentes e ternas, embalos de mãe quando somos crianças e carícias do homem que amamos.
Depois, carrega-me as baterias e liberta-me hormonas que me tornam feliz. Que querem? Sou mulher.
Na esplanada devoro a revista de quinta feira, depois de ter ingerido o almoço à minha maneira , o de sábado em esplanada - uma bifana e um......fino, alto, cheio de vida e quase gelado.
O mar espraia-se cada vez mais até à amurada. Não tarda estou com os pés dentro de água....- penso - não que o mar não tem coragem...- volto a pensar.

As notícias vão desfilando sob os olhos e a variedade de informação é vasta. Com uns concordo, com outros interesso-me, de outros rio-me e com outros discordo simplesmente.
Há já banhistas! Banhistas corajosos e persistentes, e há aquele som inconfundível de vozes na praia.

-Traga-me um café por favor.
É agora a melhor parte do final de tarde. Aquela em que saboreio o meu café.

-

ACCB

Etiquetas:

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

As conclusões do recente Congresso Ibérico do Poder Judicial vão ser entregues
ao Presidente da República.
-

Pretende-se alertar o Sr. Presidente para a forma como não modificando grandes diplomas se minam os mesmos , corroendo pequenos diplomas.

Para quem não leu ainda em baixo, as conclusões do Congresso e, para quem quer saber o que é afinal a Magna carta que saiu do mesmo, ficam aqui os dados.

***-------***


Documento aprovado para debate, estudo e futuro desenvolvimento
*
E aqui ficam novamente as:
CONCLUSÕES

Aprovadas por todas as Associações de Juízes de Portugal e Espanha



*

Não há Mistério

_

Etiquetas:

*
Tertúlia:- À conversa com - António Martins, Presidente da ASJP:
.
TEMA:

"Os Magistrados face à Nova Lei de Responsabilidade
Civil Extracontratual do Estado".

Dia 11FEV08, 18h

Auditório da Coimbra Editora


Este tema foi abordado no I Congresso Ibérico que teve lugar no dia 25 de Janeiro no salão nobre do Supremo Tribunal de Justiça, no discurso do Juiz Desembargador Rui Rangel -
"Os Magistrados face à Nova Lei de Responsabilidade Civil Extracontratual do Estado".
-
O tema é um tema actual de bastante interesse especialmente para os Juizes e, se quiserem para o cidadão em geral. O Juiz é sereno mas, mal andaremos se, quem não gostar das nossas decisões começar a pedir-nos responsabilidades e indemnizações.
Como disse o Conselheiro Orlando Afonso no seu discurso também no Congresso:
- "O Juiz não é Mandarim, mas também não é Mandarete!"

_*_

Etiquetas:

quinta-feira, fevereiro 07, 2008


Quando os Generais pensam como os Capitães

Garcia Leandro ou a repulsa generalizada


O general que dirige o Observatório de Segurança alerta para a chegada de uma explosão social e para a ocorrência de movimentos de cidadãos insatisfeitos


"Tenho 47 anos de serviço ao Estado, nas mais diferentes funções de grande responsabilidade, sei como se pode governar com sentido de serviço público, sem qualquer vantagem pessoal, e sei qual é a minha pensão de aposentação publicada em D.R.

Se sinto a revolta crescente daqueles que comigo contactam, eu próprio começo a sentir que a minha capacidade de resistência psicológica a tanta desvergonha, mantendo sempre uma posição institucional e de confiança no sistema que a III República instaurou, vai enfraquecendo todos os dias.

Já fui convidado para encabeçar um movimento de indignação contra este estado de coisas e tenho resistido.

Mas a explosão social está a chegar. Vão ocorrer movimentos de cidadãos que já não podem aguentar mais o que se passa.
General Garcia Leandro em entrevista ao Expresso
"

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Hoje fui às compras. Não que seja algum acontecimento do ano, da semana ou do mês. Fui com aquela fúria de comprar para me distrair. Para acertar as ideias, para me ver bonita e para me ver renascer.
Nas mulheres as compras têm destes efeitos terapêuticos.

Coisas de mulher!!!

Escolhi uma blusa de seda natural, um sapato aberto que se usava no tempo da minha mãe e se voltou a usar, uma saia justa preta e com dois bolsos em frente com fechos.


A blusa, de decote em V, cheia de primavera e de um azul daqueles que tanto fica bem no preto, para trabalhar, como na ganga para descansar e desnortear e apanhar ar,... caía-me que "nem ginjas!"

Do outro lado, em frente, a minha filha experimentava uma calça de ganga coçada e cinza e uma camisola vermelha de manga 3/4 e botõezinhos na frente.

Abri a cortina e perguntei-lhe o que achava.

Tinha vestidas as calças de ganga com as botas castanhas altas por fora e a blusa de seda natural, vaporosa ( que tanto fica bem com a ganga como com o preto para trabalhar). Esperei o ajuizar da figurinha que eu estava a fazer....

- Estás gira! pareces mais nova!

Não disse mais nada.Estava arrematado!!

ACCB

Etiquetas:

Hoje , estavamos tão cansados de trabalho que decidimos dar música aos papéis.

O Engatatão
'' Um Verdadeiro Homem Não É Aquele Que Conquista Várias Mulheres,

Mas Sim Aquele Que Conquista Uma Só Mulher Para Toda A Vida ''

Há dias uma amiga dizia-me mais ao menos isto: "-Sabes o que é um homem engatatão? Olha, é quase que como uma prostituta tal é a variedade e facilidade com que se inicia em jogos de acasalamento, de engate, de flirt, de cama.

No entanto , tem duas diferenças para com as verdadeiras putas, não leva dinheiro e na verdade até gasta dinheiro. ( Ups! Ela tem um sentido de humor mordaz!)

Dizia ainda ela que o homem engatatão se divide em duas subclasses facilmente identificáveis a olho nú:

A subclasse Fina, é aquela em que cada mulher que o acompanha é um assombro de tirar a respiração ao resto dos machos e chama a atenção das outras fémeas...para ele claro! Ele pode até nem ter pedalada para ela mas, convém-lhe mostrá-la ou mostrá-las! ( Cruzes - pensei - olha que é mesmo!)

A outra subclasse, é a daquele homem, que sem deixar de ser homem engatatão sustenta como filosofia “A cavalo dado não se olha o dente." ( Bah! Feios porcos e maus! -pensei .)

Ainda me falou do homem cagão e do homem micro-ondas....e do homem trituradora e do homem pinguinhas.......Mas "às tantas" eu já nem a ouvia...

Fiquei a pensar que...coitados de alguns homens. Tudo isso serão fragilidades? Como eu gosto daqueles homens com quem consigo conversar apenas...de homem para homem ou de... mulher para mulher.

E vamos lá acrescentar aqui a pedido de várias familias : - De homem para mulher e de mulher para homem com muita certeza, muita segurança, sem instabilidades , sabendo-se o que se quer, com lealdade, com verdade, com previsibilidade de comportamentos, com estabilidade.......Quantos homens conhecem assim?

Eu conheço alguns.

ACCB

“No bairro do amor cada um tem de tratar das suas nódoas negras sentimentais.” - POIS!

Jorge Palma, Bairro do Amor

P.S. :_ Tirei o homem das rosas. Não gostava dele.

Etiquetas:

- "Os tribunais não são indústrias de produção de decisões judiciais, mas nem por isso devem estar isentos de uma apreciação quantitativa do trabalho que desenvolvem. A celeridade não é um valor absoluto, mas a lentidão não pode ser uma prática instalada." Cavaco Silva-

"Não é possível ter a pretensão de reformar a Justiça sem ouvir aqueles que conhecem como ninguém o quotidiano da vida judiciária e todos os dias lidam com milhares de processos nos tribunais." idem

Etiquetas:

Tragédia Ecológica



Chove muito e por momentos choro.
As águas a confundirem-se. O amor a confundir-se nelas.
A beleza banhada na manhã.
E pensar que já não há amor que chegue para todos.
Que o amor pode esgotar-se e todos teremos sede.
E que as pessoas já não cuidam dos seus amores,
olham-nos com um descanso que o amor não admite.

E os trocam como se fossem coisa.
E que assim o amor pode desaparecer da face da Terra.
De fome, de sede,amor e pessoas.
Banidos.

Uma tragédia ecológica.
-
Silvia Chueire

Etiquetas:

terça-feira, fevereiro 05, 2008


ou deveria ser ao Público?


.

O DR. Luis Grave Rodrigues, puxou do tom de voz que tem e vai de escrever.

Até parece que o estou a ouvir a alegar no final dos julgamentos.

Ena! Será sobre bruxas? Pero que las hay,..L'ASAE!!!

Etiquetas:

ENTREVISTA: CAFÉ CON... MARÍA JOSÉ MORGADO


"En la magistratura es todo un personaje, respetadísima por su independencia, su dedicación y su rigor profesional. Pero además es pura historia de Portugal. De joven, María José Morgado fue presa y amnistiada dos veces, una antes y otra después del 25 de abril: era una furibunda militante maoísta. Hoy es una institución del Estado de derecho: fiscal especial adjunta para delitos económicos. Tiene más de 300 personas a su cargo en el Departamento General de Investigación y Acción Penal de Lisboa, y encabeza la acusación popular en el macroproceso Pito Dorado, que analiza las promiscuas conexiones entre directivos de fútbol, ayuntamientos y árbitros (de ahí lo del pito)."


Maria José Morgado foi ali ao lado, a Espanha, e vai de dar uma entrevista.

Na mesma e em Espanhol, que os Portugueses entendem muito bem, a senhora Procuradora Adjunta, diz que há falta de homens no Ministério Público.
Homens! Onde andais?!
E disse mais.
Disse ainda:

"Una justicia exclusivamente femenina puede dar problemas. Tenemos una visión propia del mundo. En los delitos de tráfico con alcohol, por ejemplo, las condenas de las juezas son mucho más severas que las que dictan los hombres. Me parece bien. ¿Pero es justo?".

Eu não acho nada disso.(!!!)
Então agora vamos colocar restrições à entrada de mulheres para a magistratura?! Isto é uma espécie de machismo ao contrário!

OH senhora Procuradora , ultimamente andamos a discordar muito.
Mas que se passa?
Então as mulheres não são tão capazes de decidir e investigar como os homens?
Então os "tipos" agora porque estão em minoria são mentecaptos?
Então a Justiça perde com um número maioritário de mulheres a exercer?!!
Então, mas eu pensava que a Constituição nos reconhecia os mesmos direitos a todos.
E se não há mais homens no MP é porque não vão para lá. Ou porque não querem ou porque não sabem ou porque não podem.

Ou foram os ares de Espanha que lhe fizeram mal?

Hummmm..... Bem dizia a minha avó: - De Espanha, nem bom vento nem bom casamento!

---------------
Então tragam-me :

1 Agua mineral: 1,45
- Tres cafés: 2,55
1 Cruasán de chocolate: 1,35
e 1 pastelinho de bacalhau.

-
ACCB

Etiquetas:

segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Há pouquinho há pouquinho, um amigo mandou-me flores. Estas mesmo. Virtuais mas lindas !! Obrigada Sr. Arquitecto.
Não se esqueça de nos seus projectos incluir flores no jardim! ;)


Etiquetas:


Pido Silencio

AHORA me dejen tranquilo.
Ahora se acostumbren sin mi.

Yo voy a cerrar los ojos

Y solo quiero cinco cosas,
cinco raices preferidas.

Una es el amor sin fin.

Lo segundo es ver el otoño.
No puedo ser sin que las hojas
vuelen y vuelvan a la tierra.

Lo tercero es el grave invierno,
la lluvia que ame, la caricia
del fuego en el frio silvestre.

En cuarto lugar el verano
redondo como una sandia.

La quinta cosa son tus ojos,
Matilde mia, bienamada,
no quiero dormir sin tus ojos,
no quiero ser sin que me mires:
yo cambio la primavera
por que tu me sigas mirando.

Amigos, eso es cuanto quiero.
Es casi nada y casi todo.

Ahora si quieren se vayan.

He vivido tanto que un dia
tendran que olvidarme por fuerza,
borrandome de la pizarra:
mi corazon fue interminable.

Pero porque pido silencio
no crean que voy a morirme:
me pasa todo lo contrario:
sucede que voy a vivirme.

Sucede que soy y que sigo.

No sera, pues, sino que adentro
de mi creceran cereales,
primero los granos que rompen
la tierra para ver la luz,
pero la madre tierra es oscura:
y dentro de mi soy oscuro:
soy como un pozo en cuyas aguas
la noche deja sus estrellas
y sigue sola por el campo.

Se trata de que tanto he vivido
que quiero vivir otro tanto.

Nunca me senti tan sonoro,
nunca he tenido tantos besos.

Ahora, como siempre, es temprano.
Vuela la luz con sus abejas.

Dejenme solo con el dia.
Pido permiso para nacer.


Pablo Neruda

Etiquetas:

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Deixo-vos flores.

http://www.procreo.jp/labo/flower_garden.swf

Cliquem no endereço e depois "brinquem" com o fundo preto.

Descubram como falar de flores.

Mandou-me alguém que trabalha comigo e com o mesmo que eu.

Uma prova de que os Juízes não pensam só em coisas muito muito muito sérias.

Etiquetas:

CENTENÁRIO DO REGICÍDIO

Xeque ao Rei.




-
Eu não sou Monarquica. Serei Republicana? Ou terei alma de anarquista? Não sei. Sei que o comentário que o Francisco deixou aqui neste Post, me levou a escrever no mesmo, apenas hoje, passados já alguns dias sobre o assunto.

Amante de história como sou e, gostando, embora não se note, de dedicar algum do pouco tempo livre que ainda vou tendo a assuntos históricos, terei de fazer aqui um comentário meu, sobre um assunto que é de todos nós.

Dom Carlos I, de seu nome completo Carlos Fernando Luís Maria Victor Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis José Simão de Bragança Sabóia Bourbon e Saxe-Coburgo-Gota, de cognome o Diplomata ou o Martirizado, ou o oceanógrafo ( também ele devia escrever : "tu és o Mar" - sorrisos, ) subiu ao trono por morte de seu pai D Luís em 18 de Outubro de 1889, altura em que Portugal sofria uma grave crise económica.

Em 1890 acabou por ceder ao Ultimatum de Inglaterra , quando esta qual pantera, pretendia a todo o custo conseguir o seu Mapa cor-de-rosa e exigiu a Portugal a desocupação de alguns territórios em Angola e Moçambique.

D. Carlos cede e a decisão não é bem acolhida. Mas, estaria Portugal, na altura à beira da banca rota, preparado para confrontos militares com uma potência económica e militar?

A figura cinistra que é para mim o 1º ministro João Franco , terá levado o Rei a, para travar as manifestações anarquicas e republicanas, assinar um decreto absolutamente desastroso.

João Franco reunia inimigos de ambos os lados, ou seja, quer do lado dos monárquicos quer dos republicanos não era este 1º ministro visto com bons olhos. E D. Carlos, perdido pelas poesias e pelas pinturas, mergulhado no amor pelo Mar, veio a assinar um decreto determinando o degredo sumário para as colónias asiáticas dos revoltosos republicanos. O rei assinou o decreto ainda em Vila Viçosa (consta que terá então dito: "Acabei de assinar a minha sentença de morte").

Sem dúvida.

De forma demonstrativa da desordem interna, quando a carruagem real atravessa o Terreiro do Paço o Rei é tristemente assassinado. De nada lhe valeu a diplomacia. Rodeado de politicos mal amanhados e mal quistos, ambiciosos e frustrados, que lhe tinham exigido a dissolução do Parlamento, D. Carlos é vitima da sua desatenção para com a situação politica do Reino.

Uma prova de que um Rei não pode ser apenas um poeta nem um pintor, um diplomata ou um homem muito culto. Um Rei deve ser, acima de tudo um homem atento, que saiba ouvir e mais que ouvir, escutar, que receba, que esteja presente, que se interesse e que não deixe por mãos alheias a regência do reino.

Ou, como diria Maquiavel, o Principe tem de ser Raposa.

O mesmo se exige ao Presidente da República.

-ACCB

Como já foi dito no ano que já passou, este Blog foi nomeado na Argentina ( sorriso) Blog de elite.

Cabe-me agora escolher cinco Blogs que eu considere de Elite.

Ora bem, Lá Vai :

O Jumento


*
Hoje virei-me para "assuntos sérios ou carrancudos" mas com um sorriso ao canto dos lábios.

Foi lançado no Centro de Estudos Judiciários o livro " Ser Juiz Hoje".
São co-autores do...livro, José Eduardo Sapateiro, J. Lobo Antunes, Cunha Rodrigues.
Como coordenador aparece-nos o Juiz Desembargador Rui Rangel.
E a editora é a Almedina
O livro é pequeno. Lê-se bem e pode bem ser um bom tema para auditores, juizes, advogados, ministros e outras pessoas....
A questão está aqui:- Outras pessoas.
A Curiosidade está principalmente no texto de Lobo Antunes. O médico neuro-cirurgião, dá-nos a sua visão de um mundo paralelo que por vezes, tantas, cada vez mais, trabalha em simultâneo com a medicina.
Curioso como Lobo Antunes chama ao mundo dos Juizes, "um país de fronteiras cerradas".
E no fundo , não somos mais um país de fronteiras cerradas, mas continuamos a ser um Mundo desconhecido.
É curioso como Lobo Antunes nos alerta para não deixarmos que uma sociedade cada vez mais atenta, informada e metediça, morda os nossos valores que, acima de tudo garantem a liberdade do nosso mister.
Saber manter a independencia e estar aberto a outros saberes e sabores, como equilibrio necessário para um bom exercício do mister, é um pedido formulado pelo médico e é também por certo o desejo inconsciente do cidadão em geral.
Vale a pena ler. Vale a pena partilhar.
E vale a pena reparar na frase escolhida para iniciar o livro:
"Eu venho para incomodar...
e é inútil mandarem-me calar"
Manuel Alegre.
-
ACCB

ESCRITA SOLTA
Há dias um amigo dizia-me:
Já reparaste que nunca temos a noção da liquidez do nosso ser?
Já reparaste que somos o mar? Tu, és o mar!?
E num ápice rapou da caneta e esboçou aquilo que eu acho um texto final. Entregou-mo.
Atrevo-me agora a publicá-lo aqui e a acompanhá-lo com este clip.
-



"Toco-te...O teu corpo é mar. Olho-te, os teus olhos são água. Faço o gesto e suspendo-o no entanto, há o medo de que te diluas, te liquefaças, te transformes em maré. Olho-te e és o infinito. Os teus olhos têm um oceano de desconhecido. Quem és? Se mergulhar os meus dedos no teu cabelo afundo-me. Não sei como chegar a ti. És o mar e eu não sei como tocar-te...que faço que estou tão perto e tenho medo de mergulhar e de me afogar no mar. Será que sei nadar?"

LF

( depois escreveu sobre o estado da nação. Mas, aí, os naufrágios eram outros.)

Etiquetas:

__________