Nos Piratas das Caraíbas II também existe um homem polvo, um homem lapa e alguns homens búzios que perdem a cabeça facilmente..
.
O Homem polvo não tem coração e parece que o perdeu ou está fechado dentro de um baú.
Quem possuir o seu coração, como acontece com todos os homens, poderá dominá-lo, fazer dele tudo o que quiser.
.
Não resisto em manter o paralelismo com Fidel e o homem polvo.
Só que, depois de ter pisado solo cubano, fica-me a dúvida de que ele, Fidel, não tenha perdido o coração no início da revolução ou não o tenha deixado rolar por uma ravina abaixo, talvez a mesma por onde rolou a mula que carregava o corpo de Che Guevara.
.
Assim sendo, não será nunca possível encontrar o dito coração dentro de qualquer caixa ou baú. Portanto, não será possível fazer dele o que quer que se queira.
Perdeu-se e pronto.
.
Pela primeira vez na história e perto de cumprir 80 anos, depois da queda sofrida, que alguns quiseram atribuir a Zidane, o líder cubano Fidel Castro foi obrigado a delegar os cargos no partido, Conselho de Estado e Forças Armadas e, adivinhem em quem "teve de abdicar" .
No irmão mais novo Raul, ministro da Defesa. Claro.
.
A segunda figura politica do estado Cubano . Claro!.Não é que não se tivesse avançado a ideia de existir um clone, com coração e tudo, que o substituísse numa crise como esta.Mas não. Qual Clone, ainda por cima com o risco de ter até coração.É o irmão e mais nada! Aliás “a Constituição já o previra”.
.
A 2ª figura de Estado, avança como num jogo de xadrez, ( curioso que no xadrez é a rainha a 1º figura de Estado!) e pronto, nada de clone.
.
De acordo com um comunicado lido segunda-feira à noite na televisão cubana, sofreu uma crise intestinal com sangramento que o obrigou a ser submetido a uma complicada operação cirúrgica.
.
A crise, tendo em conta o mesmo comunicado, ao que parece elaborado pelo próprio Fidel Castro, aconteceu devido ao «enorme esforço» realizado durante a sua recente visita à Argentina para participar na Cimeira da Mercosur e na sua intervenção na cerimónia de aniversário do assalto ao quartel Moncada, depois do seu regresso a Havana. ( Agora. No presente. Claro! ).
.
A operação, segundo o texto, escrito à mão e assinado pelo próprio Fidel Castro, «obriga-me a permanecer várias semanas de repouso, alheado das minhas responsabilidades e cargos».
.
Tudo legal segundo a Constituição cubana.Claro! Quem elaborou a mesma? De acordo com os "interesses legítimos" da revolução?.
Os restantes cargos ocupados pelo líder cubano foram delegados noutros membros do governo e do gabinete político do Partido Comunista de Cuba.
A saúde , do país, ficará provisoriamente a cargo do ministro José Ramón Balaguer e a Educação será gerida por Ramón Machado Ventura e Esteban Lazo Hernãndez,o vice-presidente, Carlos Lage, vai ocupar-se da política energética e vai supervisionar os fundos destes três programas, considerados prioridades da revolução, juntamente com Francisco Soberón, presidente do Banco de Cuba, e o chanceler, Felipe Pérez Roque.Todos eles membros do gabinete político do Partido e, portanto, da confiança de Fidel e, evidentemente, (obviamente) da confiança do irmão.
Ou seja fica tudo em família.
.
Já se festeja a " saída" de Fidel. Mas calma. Qual saída? Ele apenas está em recuperação.
“Horita vengo”, como se diz em Cuba.
Não pensem por agora de outra forma.
.
E não é que eu antipatize de todo com o Velho Fidel que lidera um país há quase tantos anos quantos os que eu tenho de Vida.
É que, só não gosto de pensar que tudo é racionado, principalmente o conhecimento.
.
Para não falar dos Kgs de açúcar e, arroz e, batatas e, carne que cada família pode comer de forma democrática em sua casa e que o Estado “oferece” numa caridadezinha revoltante.
Os cubanos, claro que os que ganham em pesos cubanos, não em pesos convertíveis aceitam, aceitam tudo. Porque “o partido” manobra os pesos convertíveis.
.
(E não venha o Miguel Sousa Tavares dizer que ele não viveu nunca melhor que o seu Povo.Oh Miguel... Vamos escrever um romance?!).
.
E claro que o peso cubano ao lado do nosso Euro é uma ninharia, uma miséria.
Mas para um povo que o tem como um Deus, um verdadeiro líder, um homem que estabeleceu a" igualdade entre o povo" , é suficiente embora não chegue.
.
A primeira sensação quando pisei solo cubano, o primeiro pensamento à saída do aeroporto foi:
- Meu Deus.... Tanta pobreza, tanta corrupção...tanta prostituição.
É a imagem.
É a imagem quer queiram quer não.
A imagem não é a dos folhetos de revistas de agências de viagem. É esta e ponto final.
.
Não é que eu não tivesse dito sempre:
- Tenho de ir a Cuba antes que o Fidel morra.
.
Não é que eu não antipatize com o raio do embargo americano a Cuba, como antipatizo com tudo o que é ditatorial e ingerência, logo também com Fidel.
.
Como posso pensar que na minha casa, por mês só posso consumir 1kg de arroz?
Dava-me logo vontade de consumir 10kg.
.
É que a nossa cultura é realmente diferente.
Eles ficam felizes com senhas de racionamento.
Nós sentimo-nos controlados, dominados, presos.... ou, em guerra.
.
E um povo que pede nas ruas em cada 2 metros é feliz?
Lembro-me do meu filho de 9 anos me perguntar com os olhos aflitos:
- Mãe, eles vão à escola?
E lembro-me da minha filha, que é extremamente consumista, comentar angustiada:
- Mãe, já viste que gastámos nesta viagem mais que um ano de vencimento médio em Cuba? O vencimento de um médico?
E o vencimento de um médico é em média, pasmem,... 250 euros ou 400 se muito bem pago!!
.
É verdade.
É verdade.
.
E lembro-me do discurso na praça da revolução no último 1 de Maio....
.
Ou melhor, nem quero lembrar.
A pirataria faz-se de várias formas.
E privar um povo da abertura a outras culturas é uma forma de pirataria.
Há uma carta de Fidel ao povo, ainda a vou procurar e talvez publicar aqui.
Falará das ventoinhas, dos frigoríficos?
Falará das casas destruídas onde vivem?
Falará de Havana velha e nova?
Falará do povo descalço, dos meninos de Cuba...
Falará da polícia cubana que nos últimos meses procedeu à apreensão de livros e computadores, câmaras fotográficas, máquinas de fax e até artigos de papelaria?
Falará das pessoas detidas «devido aos denominados "delitos contra o Estado"»?.
Falará do embargo americano?
Ou falará de Cuba Libre?
De que falará?.................................................
ACCB