CleopatraMoon

Um Mundo à parte onde me refugio e fico ......distante mas muito próxima.

A minha foto
Nome:
Localização: LISBOA, Portugal

Sou alguém que escreve por gostar de escrever. Quem escreve não pode censurar o que cria e não pode pensar que alguém o fará. Mesmo que o pense não pode deixar que esse limite o condicione. Senão: Nada feito. Como dizia Alves Redol “ A diferença entre um escritor e um aprendiz, ou um medíocre, é que naquele nunca a paixão se faz retórica.” Sou alguém que gosta de descobrir e gosta de se descobrir. Apontamento: Gosto que pensem que sou parva. Na verdade não o sou. Faço de conta, até ao dia em que permito que percebam o quanto sou inteligente.

online

segunda-feira, maio 15, 2006

Ai, vem aí Agosto!


"Admite-se a entrada para a magistratura, de forma gradual, de não-licenciados em Direito".
.
Eu tenho andado calada.
O sapo era tão grande que nem o conseguia engolir...Nem que mo empurrassem pela boca abaixo...
Mas tirou-me o fôlego.
Apanhou-me num momento em que a vida me tem feito algumas surpresas pessoais e fiquei um pouco a marinar sobre o assunto.
Perante desgostos que nos atordoam até à alma, como a perspectiva de perder um amigo de infância dentro de um ano, mês, quem sabe de dias, as afirmações feitas pelo Sr Ministro da Justiça sobre o acesso aos Tribunais pelos homens e mulheres que julgam, deixam de ter importância.
.
Perante uma doença que não pára para pensar, que avança avassaladora e destruidora sem pedir licença ou avisar..., que pensar de um Ministro que também não pára para pensar?!...
.
Pois é.. mas não posso ficar à margem... ou melhor, o meu mau feitio, impele-me a despejar o veneno que sinto aqui, mesmo a queimar a língua, neste caso, a ponta dos dedos.
.
E sabem que mais?
Se calhar o Ministro até nem está a ver mal as coisas.
Isto de ter um colectivo formado por um Juiz /Juiz, um Juiz/ Médico e um Juiz /Psiquiatra.........
Já me estou a imaginar a fazer colectivos com um médico tipo - " Serviço de Urgência" Com o perfil do George Clooney, e um Psiquiatra, assim estilo Júlio Machado Vaz...
As minhas colegas não estão a ver?
É muito mais emocionante.
Que eles não sabem?!
Não faz mal, estou lá eu a licenciada em Direito!...
E depois, nos crimes sexuais por exemplo o Júlio Machado Vaz sempre me ajudará muito melhor a avaliar as psicoses e problemas de um TS que se atira a miúdos pequenos ou espanca prostitutas até à morte e, o médico, o George Clooney, ( só pode ser esse estilo claro!) pode muito bem ensinar-me se, a ferida provocada por uma agressão, é contusa e porquê.
.
Nos Juízos com Juiz singular é que eu não consigo ver a vantagem
Uma pessoa está para ali sózinha no seu Juízo, licenciada em direito, com um cursito de Direito de 5 anos e uma formaçãozita para magistrado de 3 anitos, e no Juízo ao lado está, por exemplo, o Professor Lobo Antunes a esquartejar a coluna cervical de um arguido qualquer, que se lembrou de traficar cocaína logo ali à esquina e aos olhos de todos...
É de nos sentirmos humilhados!
Pequeninos por trabalharmos ao lado de tão ilustres técnicos da área da medicina.
.
( E é-o! Aqui não há qualquer dúvida nem intenção de atingir no que quer que seja tão ilustre neuro cirurgião e escritor. Apenas se tenta demonstrar que o verdadeiro e reconhecido e merecido mérito, que o tem !, não são tudo nesta função de Julgar e aplicar a Lei!)
.
Como poderemos competir com médicos, engenheiros, sociólogos, psiquiatras, etc etc....ECONOMISTAS!!
A empresa na Hora!
Alguém pediu uma pizza em dia de futebol na TV?
.
Não poderemos!
Evidente!
Porque o acesso far-se-á da forma mais rápida que for possível, a fim de evitar avaliações da preparação jurídica dos candidatos...
O ridiculo é que se pense que tal é viável.
O espantoso é que se pense que tal situação é aconselhável...
Meu Deus será que o Sr. Ministro é licenciado em Direito???
.
Se a ideia é "criar as melhores condições para que haja uma magistratura enriquecida e dotada de todas as competências para enfrentar a variedade dos problemas que se colocam na actualidade", porque não dar uma melhor formação na Faculdade e no CEJ?
.
Sem dúvida que o nosso curso de Direito, tendo em conta a forma como é ministrado na Faculdade, apenas nos ensina como procurar os temas nos livros e como trabalhá-los. É com a experiência que vivemos e aprendemos o direito.
Mas no CEJ não é bem assim. Embora se continue a continuidade dos temas de Direito, já há um contacto com a realidade e trabalham-se os temas ao vivo.Mas somos licenciados em Direito!
.
Alargar os nossos horizontes, o que alguns de nós fazem por curiosidade e interesse, com cursos de formação por exemplo, seria mais sensato que chamar à demanda quem nada sabe da interpretação das leis.
.
Claro rapidamente e, de preferência durante o Agosto que se avizinha.........Rápido e célere como tudo o que é asneira e precisa de ser feito sem que ninguém dê por isso.
.
"A nossa ideia é favorecer tanto o acesso de pessoas com requisitos académicos que os qualifiquem para essas funções como também aqueles que, além dos requisitos académicos necessários, possuem experiências profissionais meritórias que as tornem valores que possam vir a enriquecer as magistraturas", observou Alberto Costa.
.
Aqui apetece-me um diálogo do Iscas e do Piscas, personagens criadas por alguém que com frequência visita o meu Blog.
-
- Oh Piscas! Tás a ver oh meu? Carreiras Meritórias!
-
-Quê meu? Achas que a habilidade que temos para a burla e o pilhanço é de reconhecido mérito na área?
-
E se nós em vez de pensarmos na mediação penal, fôssemos mas é pó o CEJ?
-
- Marotíssimo já tu és meu. Marotíssimo!
.
A Abertura do CEJ a outros domínios do saber, como a psicologia, a sociologia, a economia, a gestão, a informática, tem vindo a ser defendida pela actual directora, Anabela Rodrigues, a primeira responsável não magistrada a assumir aquele cargo .
A Drª Anabela Rodrigues voltou a referir-se a "uma nova formação orientada pelo princípio do conhecimento multidisciplinar", que envolva "pessoas de diversas formações académicas". Aquela professora catedrática tem vindo a defender uma profunda e radical alteração da lei do CEJ, ".
Parece-me que o que a Drª Anabela Rodrigues quis dizer e disse, nada tem que ver com a afirmação apressada e despida de qualquer ponderação , feita pelo Sr. Ministro.
Sejamos sensatos.
Estão a ver juristas, a ser cirurgiões?
E informáticos a condenar traficantes, homicidas e autores de crimes sexuais?
Seria mais ao menos assim: - Factos - enter - control alt delete!
.
O Governo quer as alterações concluídas ainda este ano.
Mas oiçam quem sabe.
O que a drª Anabela Rodrigues provavelmente quer e se aplaude, é que os formadores o sejam também das e, nas áreas como a Sociologia, a Psicologia, a Economia e/ ou a Medicina!
Aí sim, tem todo o meu aplauso e até um ALELUIA! que alguém acordou e viu que os licenciados em Direito não podem ser Ilhas, muito menos quando julgam e necessitam de uma formação extensa e alargada.
Na verdade quantas vezes nos debatemos com a necessidade de chamar peritos?
.
E se sabemos mais alguma coisa desta ou daquela área é porque estudamos sozinhos ou fazemos à nossa custa cursos de formação.
Calma senhor Ministro.....
Olhe a Lua....
A Drª Anabela apontou-lhe a Lua!
.
ACCB - Copyright

17 Comentários:

Blogger JFMN disse...

O absurdo para qualquer pensante apenas faz sentido no discurso patético dos cábulas, na inalcansável demanda do reconhecimento. Se ao camarada Alberto Costa dessem a pasta da Saúde diria certamente que a medicina não haveria de ter a exclusividade na formação dos médicos (absurdo privilégio a que urgiria pôr cobro). E se por percalço do destino algum dia a pasta fosse a das obras públicas, labutaria certamente por abrir aos psicólogos a faculdade da construção de pontes ferroviárias e outras obras de arte.

16 maio, 2006  
Blogger JFMN disse...

Há os que muito pós-modernamente pensem que o importante não é ser «licenciado em direito», mas saber direito. Ora, que formação dar de direito a um não licenciado em direito, senão uma licenciatura, para poder trabalhar com esse instrumento ?
Os meninos finos do relativismo, bajuladores das novidades de Paris, ainda não perceberam que o que importa não é parecer, mas ser.

16 maio, 2006  
Blogger Apache disse...

Caros ministros Lulu e Cocó, devo confessar-vos que nenhum de vós me alegra, em contrapartida, ambos me divertem!

16 maio, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Não percebi nada… mas discordo.
Desde quando é que é preciso saber Direito para aplicar o Direito?
A Vossa visão reaccionária e corporativista está a estragar-me a minha nova área de negócio…
“Unhas encravadas, dores de barriga, apendicite, arritmias, bronquites”.
Ninguém melhor que um advogado para o defender de todos esses males. Telefone 000.000.000.
Peço desculpa, mas é daqueles assuntos em que não consigo falar a sério.

16 maio, 2006  
Blogger Cleopatra disse...

Graças a Deus!
Nao sou a única!!!!!!!!
Apetece-me cantar:

Não, não sou a única! Nao sou a única a olhar o....
bem aqui fica a rima ao vosso critério!

16 maio, 2006  
Blogger GTL disse...

Há-de ser o bom e o bonito, com tantas personagem que se arrogam saber mais do pleito do que qualquer licenciado em direito. Os alfaquiques já se queixam que os seus clientes, e principalmente os oficiosos lhes entram pelo escritótio a gritar qual a lei e o art.º que pretendem ver aplicado ao seu caso, e não esquecendo ainda quando chegam com as contas feitas à indemnização por despedimento ilicito: " Oh Sr. Dr. quem me fez as contas foi o securitas que está à porta do IDICT, e eu não posso receber menos, não é justo".
Já agora ponham o securitas a julgar no Tribunal de Trabalho.
Estou tentada a perguntar, terá o nosso ministro idéias de jerico?

Tenha V. Exa. para os efeitos que houver por convenientes

MDB

16 maio, 2006  
Blogger Cleopatra disse...

Tem 3 emails Fernando????
O assunto é sério
Já lho enviei para os dois emails que tenho seus!

16 maio, 2006  
Blogger Cleopatra disse...

Os comentários do Joeiro são duas grandes marretadas na cabeça do Sr Ministro... Como outros comentários que para aí andam!
Pensemos!
Pensemos por favor!

16 maio, 2006  
Blogger Poesia Portuguesa disse...

Nem sei se hei-de rir, se chorar... apetece-me dizer uma coisa, mas fica mal assim em público.

Nesta hora tardia, deixo-te um abraço ;)

17 maio, 2006  
Blogger Brandybuck disse...

Acho que não estão a perceber a ideia, este é um precedente que urge abrir, vejam bem que de seguida podemos acabar com as listas de espera para as operações, pois o passo seguinte, lógicamente, será pôr os sapateiros a fazer cirurgias. Quanto não se poupará com esta medida? e para além do mais eles até já sabem coser ou não?

Um beijo

17 maio, 2006  
Blogger M@nza disse...

Onde posso efectuar a inscrição?
Como os Tribunais Militares "fecharam" todos os crimes de cariz militar passaram a ser julgados em Tribunal Comum, por isoo... Bem... se for preciso um militar para ser Juíz responsável pela área militar... estou à inteira disposição.
Até chega a ser ridículo estar para aqui a "pensar" sobre um assunto que parece saído duma Banda desenhada futurista, sem qualquer piada... só para intelectual de esquerda... tipo Fidel... em que todos "são iguais" perante o Governo menos "ele" (fortuna avaliada em 900 Milhões dolares).
Provavelmente algum destes ministros idealistas ou os seus "muchachos" estiveram no 1ºMAIO na Plaza de La Revolucion em Havana a ouvir os discursos interessantes do seu líder mental "Fidel" e não "CHE" para não serem considerados chéché .ihihihih
.
fiquem bem que eu faço por isso.

17 maio, 2006  
Blogger arsene lupin disse...

Acho muito bem, que haja tribunais especializados, e não estou a falar nos já correntes, estou a falar nos que vêm a seguir, tais como:
Tribunal de Saude - casos clinicos
Tribunal Horticola - casos de nabos e afins
Tribunal da Incompetencia - restrito à Assembleia da Republica e Governo

Estes são alguns dos novos tribunais que podem muito bem ser criados, claro está já nasceriam afundados!!

18 maio, 2006  
Blogger LUA DE LOBOS disse...

e como doi perder um amigo... a impotência de nada poder fazer... é terrível...
mas a vida é mesmo uma passagem para a outra margem.
quanto ao que tão bem explicas do teu ponto de vista eu estou completamente de acordo com o Dark Side... Portugal está uma palhaçada mas no pior sentido, que os palhaços eu gosto e respeito.
xi maria de são pedro

18 maio, 2006  
Blogger Cleopatra disse...

Tribunal Hortícola.... também pode ficar restrito à Assembleia da Republica e Governo!!!
Bem visto!


Ena Manza!Chiiiii
Ganda lambada!


Olá José.
Sapateiros???
Já os há. já os há...

è verdade Lua de lobos... Portugal está ...uma "engenhosa" palhaçada.

18 maio, 2006  
Blogger DarkMorgana disse...

- Ó Piscas...
- Diz.
- Olha que eu ainda não desisti daquela cena de irmos pa Juízes!
- Outra vez, meu? Isso não vai dar nada!
- Mas proquê, meu! Era muita fixe!
- Então tu já viste que o mesmo crime podia ter penas diferentes?
- Como?
- Como? Como? Tás cada vez pior! Imagina que um de nós é apanhado e julgado!
- Chiça, meu!
- Agora, vai lá dando exemplos de Juízes diferentes, que eu digo-te as penas!
- Ok....o Juíííz Polícia!
- Esse dá-te um pena gira: Vais pás operações stop...daquelas que põe a malta a soprar no balão!
- Mas isso parece fácil!
- Só que Tu é que vais ser o balão!
- Fecha a boca, meu! Mais!
- O Juíz....o Juíz....
- Vá lá meu! E mete a língua pa dentro!
- O Juííííz.... Médico!
- Esse quer sujeitar-te a uma operação no cérebro para ver o que é que te impeliu a gamar e faz-te análises ao sangue de 3 em 3 horas para ver se os níveis de pilantrémia já baixaram ! Além disso manda-te a uma consulta semanal ao proctologista durante um ano!!
- Fosca-se! E o Juííiz Psiquiatra?
- Passa-te antidepressivos porque acha qua andaste a gamar por estar deprimido. Passas a vida a dormir e engordas tanto que deprimes mesmo.
- Chiça! E o Juíz Enfermeiro?
- Oh! Com esse, vais passar o resto da vida a mudar arrastadeiras com luvas de boxe!
- E o Juíz Padre?
- Bem...esse manda-te rezar 300 mil terços por dia e confessar as beatas com o pior hálito da paróquia!!!
- Não sei qual preferia! E o Juíz como nós?
- Como nós?
- Sim! Um gajo que tivesse uma licenciatura como nós, mas que depois andasse no gamanço...como nós!
- Bem...esse...era o que te dava a pena pior para não levantar suspeitas! Mas depois ia-te buscar à pildra e punha-te a gamar pa ele!
- Ai o Camandro...E o Juíz Deputado?
- Esse condecorava-te, meu!
No mínimo!
- Boa! Então...e o Juíz...Juíz?
- Tás gago, meu?
- Não tou!!!!O Juíz Juíz!!! Com curso de Direito e tudo! O Juíz a sério! Eu cá preferia o Juíz a sério!
- Sim...Tens razão Iscas...Neste caso...ia sempre haver o Juíz a sério!...Tu ás vezes até pensas....

18 maio, 2006  
Blogger Cleopatra disse...

PROCTOLOGISTA!
E UM JUIZ PROCTOLOGISTA??

SERá que o SR. Ministro quer???

18 maio, 2006  
Blogger Unknown disse...

E já agora: será que os licenciados em Direito também podem aceder a outras áreas profissionais? Certamente que qualquer "estágiozito" resolveria a lacuna da falta de licenciatura nessa área...
Eu cá por mim não me importo de fazer uns projectos de engenharia, para construir umas pontes, por exemplo (assim como assim, se as pontes caíssem não seriam as primeiras...). Ou talvez vá a tempo de me candidatar à construção do aeroporto da Ota...
E porque não umas cirurgias - se o doente "batesse a bota", paciência. Não me parece que fosse um caso de negligência médica: o doente é que devia ter aguentado estoicamente a minha falta de "arte legis"...
De qualquer das formas, sempre seria a forma de me livrar de um ministro que teima em querer parecer que percebe alguma coisa de Justiça!

24 maio, 2006  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

__________