CleopatraMoon

Um Mundo à parte onde me refugio e fico ......distante mas muito próxima.

A minha foto
Nome:
Localização: LISBOA, Portugal

Sou alguém que escreve por gostar de escrever. Quem escreve não pode censurar o que cria e não pode pensar que alguém o fará. Mesmo que o pense não pode deixar que esse limite o condicione. Senão: Nada feito. Como dizia Alves Redol “ A diferença entre um escritor e um aprendiz, ou um medíocre, é que naquele nunca a paixão se faz retórica.” Sou alguém que gosta de descobrir e gosta de se descobrir. Apontamento: Gosto que pensem que sou parva. Na verdade não o sou. Faço de conta, até ao dia em que permito que percebam o quanto sou inteligente.

online

segunda-feira, março 17, 2008


Máximos históricos - Os piores desde a II Guerra Mundial

-
Dólar caiu para valores inéditos e o petróleo bateu novo recorde
Dos Estados Unidos chegam notícias que trazem pânico aos mercados financeiros de todo o Mundo. O Dólar caiu para valores inéditos face ao euro - 1,5842 dólares- e o petróleo bateu recorde ao chegar perto dos 111,42 dólares por barril.
Enquanto isso os investidores refugiam-se noutros mercados. Estão a apostar no ouro para se protegerem. Esta aposta levou a mais um recorde. A onça de ouro nunca valeu tanto. Está outra vez a custar mais de 1000 dólares.
_______________________
Não percebo nada de economia. Juro que não percebo. De história apenas aquilo que estudei e ainda estudo.
Mas, hoje as notícias sobre a crise económica conseguiram alarmar-me mais que as notícias sobre a criminalidade que vem grassando no nosso país.
Não sei porquê , mas uma sensação de frio na zona do estômago e uma ligeira apreensão ao olhar para os meus filhos deixou-me atordoada.

Revi conceitos e procurei explicações.
Revi o crash de 1929,... 1932.
Ainda me lembro da minha avó falar das intermináveis filas que algumas pessoas, a maioria, tinham de fazer para comprar bens alimentares. Assim uma espécie de Cuba dos nossos dias.
E lembro-me dela comentar que o sabão era escasso que era preciso poupá-lo e de me dizer isto com um sorriso e um pedaço de sabão Clarim na mão, quando lá em casa já se usava OMO super.

Lembrei-me da crise da quinta feira negra de Wall Street foi acompanhada de fecho de empresas, despedimentos, fecho de bancos, fome...
Naquela altura numa tentativa de travar a crise, os EUA retiraram em massa os capitais investidos em vários locais do globo levando a tragédia económica a todo o Mundo. Neste momento, os EUA preparam-se para para inverter a actual situação, com um corte de 75 pontos nas taxas de juro, para 2,25%.

Depois foi " Black Monday" - 19 de Outubro que já quiseram chamar também à segunda feira de hoje.
Agora, os juros estão a descer nos EUA para evitar um crise económica. Crise económica geral??
Tudo parece ter sempre origem nos EUA.
E, ao contrário do Japão os EUA fazem questão de apregoar a sua crise que assim se vai tornando nossa.
Quando em 1990 o Mercado japonês entrou em crise, as notícias não saltaram, rapidamente para o globo em geral e eles sairam da crise.

A nível mundial parece haver uma angústia financeira . Curioso que Portugal se diz sereno e sem razões para sustos.
O Banco Central Europeu apela à calma.
Um economista que muito considero - Cavaco Silva - não está assim tão certo dessa segurança económica para o nosso País. Cavaco está atento às alterações dos mercados internacionais.
Há uma enorme turbulência económica e todos sabemos que o nosso poder de compra não tem comparação com o de há 7 anos por exemplo.
Mas o que nós sabemos mesmo é que quem está a pagar casa viu os juros subirem e, a prestação mensal disparar.
Aumentam-se os preços aos clientes o que é normal numa empresa em crise. Assim fazem os bancos.
De algum lado hão-de vir as compensações!
As injecções de liquidez dos bancos centrais são apenas a curto prazo!
-
A economia Portuguesa face à subida do Petróleo e à descida do dolar, a subida do preço do dinheiro em Portugal...tem um bom panorama??

Não sei. Eu não percebo nada de economia nem de bolsa nem de quedas da bolsa e buracos económicos....Só percebo de buracos cá em casa que não sei para onde vai o meu dinheiro todos os meses.
-

Thomas Friedman no seu livro " O Mundo é Plano " diz aquilo que todos sabemos : " A verdade é que os EUA estão actualmente em crise, mas é uma crise que se está a desenrolar de forma muito silenciosa. Somos um pouco como quem está a dormir num colchão de ar e o vai saindo muito lentamente. "Pois. Então de repente parece que o colchão tem um furo e o ar está a sair muito rapidamente. Claro que ele se refere não a uma crise económica mas tecnológica que para o caso aqui abordado não importa. E também é claro que eu não sou a favor da globalização mas isso fica para outro post.

E agora??! Não sei. Vou estudar a "conjuntura".
Logo agora que eu tenho um carro a gasóleo este combustível vai passar a ser mais caro que a gasolina.
Qualquer dia ponho óleo Fula no depósito!!
-

ACCB

Etiquetas:

2 Comentários:

Blogger C.M. disse...

tem sido um perder de dinheiro das parcas poupanças...

19 março, 2008  
Blogger Apache disse...

Preço do petróleo em Nova Iorque 44 cêntimos, preço da gasolina em Portugal 140 cêntimos.
Será que sou eu que estou pobre em vocabulário? É que só me ocorre a palavra roubo.

19 março, 2008  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

__________