No mesmo dia..............Ingmar Bergman: 'A morte é como uma luz que se apaga'
Ernst Ingmar Bergman
Ernst Ingmar Bergman (Uppsala, 14 de Julho de 1918 — Fårö, 30 de Julho de 2007) foi um dramaturgo e cineasta sueco.
Estudou na Universidade de Estocolmo, onde se interessou por teatro, e mais tarde, por cinema. Iniciou a sua carreira em 1941, escrevendo a peça de teatro "Morte de Kasper" e, em 1944, escreveu o primeiro argumento para o filme "Hets". Realizou o primeiro filme em 1945, "Kris".
Os seus filmes lidam geralmente com questões existenciais como a mortalidade, solidão e fé. As suas influências literárias vêm do teatro: Henrik Ibsen e August Strindberg.
Michalangelo Antonioni (Ferrara, 29 de setembro de 1912 — Roma, 30 de Julho de 2007) foi um cineasta italiano, autor de alguns dos mais influentes filmes do Neo-realismo italiano e da estética do cinema em geral.
Graduou-se em economia na Universidade de Bolonha. Chegando a Roma em 1940 estudou no Centro Sperimentale di Cinematografia na Cinecittà, onde conheceu alguns dos artistas com quem acabou cooperando nos anos futuros; entre eles Roberto Rossellini.
3 Comentários:
Dois grandes realizadores no mesmo dia.
precisavam dos dois na mesma co-produção e como nunca há dois sem três... haverá alguém ligado ao espectáculo que irá partir...
gostava muito do Antonioni.
É pena mais dois montros do cinema terem desaparecido, veio-me logo à ideia o filme "Cinema Paraiso".
Salvé a ambos
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial