CleopatraMoon

Um Mundo à parte onde me refugio e fico ......distante mas muito próxima.

A minha foto
Nome:
Localização: LISBOA, Portugal

Sou alguém que escreve por gostar de escrever. Quem escreve não pode censurar o que cria e não pode pensar que alguém o fará. Mesmo que o pense não pode deixar que esse limite o condicione. Senão: Nada feito. Como dizia Alves Redol “ A diferença entre um escritor e um aprendiz, ou um medíocre, é que naquele nunca a paixão se faz retórica.” Sou alguém que gosta de descobrir e gosta de se descobrir. Apontamento: Gosto que pensem que sou parva. Na verdade não o sou. Faço de conta, até ao dia em que permito que percebam o quanto sou inteligente.

online

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Al Gore em Lisboa - Conferência

Al Gore , Uma verdade Inconveniente.

Al Gore em Lisboa. Uma conferência à porta fechada.

Porquê à porta fechada? - pergunto eu.

Sobre este tema ainda no Cleopatramoon.

Em 13.4.06 e também em Setembro de 2006

E o outro lado


Al Gore - Lisboa

http://www.climatecrisis.net/

5 Comentários:

Blogger £ou¢o Ðe £Î§ßoa disse...

Ora, à porta fechada porque se íam dizer verdades inconvenientes!
Digo eu...

08 fevereiro, 2007  
Blogger Apache disse...

Eu acho que estes vídeos são três boas razões para acreditarmos no "Aquecimento Global", a avaliar pelos artistas que defendem a tese do "contraditório". Assim é batota...
Porquê à porta fechada? A "plateia" foi convidada, gastaram-se 250 mil euros (170 mil, deles, para o orador) para o Pinóquio falar cerca de uma hora e ele é que escolhe quem o vai ouvir. Mas eu compreendo-o, com outra plateia surgiriam perguntas inconvenientes que incomodariam a sua verdade.
Os "cromos" mais conhecidos não lhe "dizem" nada?...
Carmona Rodrigues, Pedro Santana Lopes, Francisco Louçã, António Costa, Maria de Belém, Jorge Moreira da Silva, José Eduardo Martins, José Luís Arnaut, Francisco Ferreira, etc.
Ah, também havia jornalistas, e cientistas, é claro, mas estes últimos pediram anonimato para serem gozados pelos colegas...

09 fevereiro, 2007  
Blogger Apache disse...

Ah, também havia jornalistas, e cientistas, é claro, mas estes últimos pediram anonimato para NÃO serem gozados pelos colegas...
(Era do sono!)

10 fevereiro, 2007  
Blogger Apache disse...

Voltei novamente para acrescentar (ainda mais? "Ganda" melga) algo aos anteriores comentários, na esperança que mais alguém se interesse pelo tema e participe numa discussão aberta que um assunto tão importante merece.
Talvez devido à formação académica na área, este, tal como outros assuntos muito polémicos (em termos científicos) suscitam-me imensa curiosidade e, decepciona-me que não apareçam mais opiniões que enriqueçam o debate. É que a comunicação social mostra apenas uma versão e a nossa primeira tendência é seguir cegamente a onda propagandística. Do modo como as coisas estão, acho que o nosso primeiro passo, deve passar a ser, questionarmo-nos e pensarmos por nós, em vez de irmos atrás do rebanho, falo por mim que também já me estava a deixar ir na propaganda. Num regime ditatorial, veda-se o acesso à informação, na nossa pseudo-democracia somos bombardeados com informação construída por argumentistas de cinema, mascarados de cientistas, e vendida por jornalistas papagaios que repetem tudo o que ouvem sem qualquer sentido crítico.

Vou resumir o que penso...
O Protocolo de Quioto "obriga" a poluir menos e isso é positivo, seria ainda mais positivo se os Estados Unidos fizessem o mesmo;
Pode-se e deve-se ir ainda mais longe na redução de emissões de gases poluentes;
Os dados científicos disponíveis apontam para um ligeiro aquecimento da temperatura média do planeta (com várias zonas do planeta mais quentes e outras mais frias).
Não há nenhuma prova científica de que esse aquecimento se deva à emissão de dióxido de carbono para a atmosfera, que está longe de ser um gás tóxico para os humanos, ao contrário de muitos outros que lançamos para a atmosfera, como o monóxido (e também o dióxido) de azoto, o dióxido (e o trióxido) de enxofre (estes, também muito relacionados com as erupções vulcânicas), o monóxido de carbono, ou até as partículas de pó;
Um aquecimento na zona dos pólos faria derreter algum gelo mas nunca em quantidade significativa, recordo que no Verão a temperatura dos pólos terrestres sobe mais de 40º Celsius em relação ao Inverno e não é significativa a quantidade de gelo que derrete.
Apenas o gelo que se encontra sobre terra (não sobre o mar), ao derreter contribui para o aumento do nível do mar;
Pesando prós e contras, estou convencido que um aquecimento global significativo seria benéfico para o planeta, mas isto não significa que defenda um aumento da poluição, bem pelo contrário, fala-se muito do dióxido de carbono, praticamente inofensivo (se excluirmos o efeito de estufa, mas da queima de combustíveis fósseis resulta (como já referi) a emissão (felizmente em pequena quantidade) de gases bastante poluentes.
Repito que gostava que mais gente se pronunciasse sobre isto e que discutíssemos o assunto com os nossos familiares e amigos, tentando generalizar o debate já que a comunicação social não parece interessada em fazê-lo de forma honesta.

Da mesma forma que surgiu o movimento "Académicos pela verdade sobre o 11 de Setembro", faz falta algo semelhante sobre o "Aquecimento Global", até porque ao que parece vários governos (Portugal incluído) vão comprar milhares de cópias do documentário do Al Gore para passar nas escolas e se nada for feito rapidamente, daqui a 20 anos toda a opinião publica fica refém de um qualquer lóbi de interesses tal como acontece hoje, com o poderosa máfia da cablagem eléctrica que 100 anos depois de se ter provado que era desnecessária para transportar a corrente eléctrica, continua a ser usada para enriquecer meia dúzia de oportunistas fazendo-nos pagar a todos um preço alto pela energia eléctrica que quase não tem custos de produção e transporte.
E tantos outros embustes que nos últimos 150 anos nos foram "vendidos" como "caminhos" inevitáveis quando havia alternativas mais baratas, menos perigosas e menos poluentes mas que enriqueciam menos charlatães.

10 fevereiro, 2007  
Blogger Cleopatra disse...

Olá Apache
Li com MUITA atenção o seu comentário.
O que aí refere, nos ultimos tempos já me tinha vindo à ideia.
Aliás, não sei se por razões politicas se por outras, a posição de Al Gore, vem sendo atacada e quase desmentida.

A minha área não me leva a ter grandes posições sobre o aquecimento global , mas leva-me a ter algumas.

O facto de estudar alguma coisa com a filhota que est´agora no 8º ano, leva-me a questionar outras.

Acho que esta questão deve realmente ser discutida.
para o fazer terei de ler mais umas coisas.
Mas não há dúvida de que a coisa não é assim tão liquida.
Volto logo.

10 fevereiro, 2007  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

__________