CleopatraMoon

Um Mundo à parte onde me refugio e fico ......distante mas muito próxima.

A minha foto
Nome:
Localização: LISBOA, Portugal

Sou alguém que escreve por gostar de escrever. Quem escreve não pode censurar o que cria e não pode pensar que alguém o fará. Mesmo que o pense não pode deixar que esse limite o condicione. Senão: Nada feito. Como dizia Alves Redol “ A diferença entre um escritor e um aprendiz, ou um medíocre, é que naquele nunca a paixão se faz retórica.” Sou alguém que gosta de descobrir e gosta de se descobrir. Apontamento: Gosto que pensem que sou parva. Na verdade não o sou. Faço de conta, até ao dia em que permito que percebam o quanto sou inteligente.

online

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

AGORA - Interrupção da gravidez não punível



Artigo 142º



1 – Não é punível a interrupção da gravidez efectuada por médico, ou sob a sua direcção, em estabelecimento de saúde oficial ou oficialmente reconhecido e com o consentimento da mulher grávida, quando, segundo o estado dos conhecimentos e da experiência da medicina:
.
a) Constituir o único meio de remover perigo de morte ou de grave e irreversível lesão para o corpo ou para a saúde física ou psíquica da mulher grávida;
.
b) Se mostrar indicada para evitar perigo de morte ou de grave e duradoura lesão para o corpo ou para a saúde física ou psíquica da mulher grávida e for realizada nas primeiras 12 semanas de gravidez;
.
c) Houver seguros motivos para prever que o nascituro virá a sofrer, de forma incurável, de doença grave ou malformação congénita, e for realizada nas primeiras 24 semanas de gravidez, comprovadas ecograficamente ou por outro meio adequado de acordo com a "leges artis", excepcionando-se as situações de fetos inviáveis, caso em que a interrupção poderá ser praticada a todo o tempo ; ou
.
d) A gravidez tenha resultado de crime contra a liberdade e autodeterminação sexual, e for realizada nas primeiras 16 semanas de gravidez.
.
2 – A verificação das circunstâncias que tornam não punível a interrupção da gravidez é certificada em atestado médico, escrito e assinado antes da intervenção por médico diferente daquele por quem, ou sob cuja direcção, a interrupção é realizada.
.
3 – O consentimento é prestado:
.
a) Em documento assinado pela mulher grávida ou a seu rogo e, sempre que possível, com a antecedência mínima de 3 dias relativamente à data da intervenção; ou
.
b) No caso de a mulher grávida ser menor de 16 anos ou psiquicamente incapaz, respectiva e sucessivamente, conforme os casos, pelo representante legal, por ascendente ou descendente ou, na sua falta, por quaisquer parentes da linha colateral.
.
4 – Se não for possível obter o consentimento nos termos do número anterior e a efectivação da interrupção da gravidez se revestir de urgência, o médico decide em consciência face à situação, socorrendo-se, sempre que possível, do parecer e outro ou outros médicos.

.

(Redacção que foi dada pela Lei nº 90/97, de 30 de Julho)

.

4 Comentários:

Blogger Apache disse...

E em minha opinião, as 16 semanas previstas na alínea d) do ponto 1 (até) são tempo a mais.

31 janeiro, 2007  
Blogger M@nza disse...

Neste momento a legislação é suficiente e julgo não ser necessária a sua alteração. Se não... também teremos que referendar a eutanásia (apesar de temas diferentes e do número de "pacientes" a requerer também ser diferente).
.
Considero o feto, mesmo tendo SÓ 10 semanas, igual ao paciente, que está ligado a uma máquina ou não, mas que não tem controlo sobre o seu corpo, mas diferentes, no pedido. Enquanto um não pode "falar" (a mulher decide) o outro pode falar e conscientemente e nas suas plenas faculdades pede, mas a Lei diz não.
.
Ou seja ambos não têm querer.
.

31 janeiro, 2007  
Blogger Cleopatra disse...

Olá Manza!
Olá Apache.
Repito, por enquanto nada digo.
Oportunamente pronunciar-me-ei.

31 janeiro, 2007  
Blogger G.R. disse...

Este post, vai ao encontro daquilo que penso que deveria ser uma campanha para um referendo desta natureza: Informar, Divulgar e Esclarecer, de forma honesta. Em suma lançar pistas para ajudar o eleitorado a decidir de uma forma livre e esclarecida.
Mas, infelizmente, a campanha ameaça tornar-se numa espécie de disputa de miúdos:
- O meu pai é mais forte que o teu!
- Não, o meu é mais forte!
- Não é nada!
- Ai isso é que é!
- Não! Não! E Naaaaão!
- Sim! Sim ! e Siiim!
….

31 janeiro, 2007  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

__________