CleopatraMoon

Um Mundo à parte onde me refugio e fico ......distante mas muito próxima.

A minha foto
Nome:
Localização: LISBOA, Portugal

Sou alguém que escreve por gostar de escrever. Quem escreve não pode censurar o que cria e não pode pensar que alguém o fará. Mesmo que o pense não pode deixar que esse limite o condicione. Senão: Nada feito. Como dizia Alves Redol “ A diferença entre um escritor e um aprendiz, ou um medíocre, é que naquele nunca a paixão se faz retórica.” Sou alguém que gosta de descobrir e gosta de se descobrir. Apontamento: Gosto que pensem que sou parva. Na verdade não o sou. Faço de conta, até ao dia em que permito que percebam o quanto sou inteligente.

online

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Antonin Artaud - linda esta carta

.
-
."J'ai besoin, à côté de moi, d'une femme simple et équilibrée, et dont l'âme inquiète et trouble ne fournirait pas sans cesse un aliment à mon désespoir.
.
Ces derniers temps, je ne te voyais plus sans un sentiment de peur et de malaise.
Je sais très bien que c'est ton amour qui te fabrique tes inquiétudes sur mon compte, mais c'est ton âme malade et anormale comme la mienne qui exaspère ces inquiétudes et te ruine le sang. Je ne veux plus vivre auprès de toi dans la crainte.
.
J'ajouterai à cela que j'ai besoin d'une femme qui soit uniquement à moi et que je puisse trouver chez moi à toute heure.
Je suis désespéré de solitude.Je ne peux plus rentrer le soir, dans une chambre, seul, et sans aucune des facilités de la vie à portée de ma main.
Il me faut un intérieur, et il me le faut tout de suite, et une femme qui s'occupe sans cesse de moi qui suis incapable de m'occuper de rien, qui s'occupe de moi pour les plus petites choses.
.
Une artiste comme toi a sa vie, et ne peut pas faire cela.
Tout ce que je te dis est d'un égoïsme féroce, mais c'est ainsi.Il ne m'est même pas nécessaire que cette femme soit très jolie, je ne veux pas non plus qu'elle soit d'une intelligence excessive, ni surtout qu'elle réfléchisse trop.
Il me suffit qu'elle soit attachée à moi..Je pense que tu sauras apprécier la grande franchise avec laquelle je te parle et que tu me donneras la preuve d'intelligence suivante :
.
c'est de bien pénétrer que tout ce que je te dis n'a rien à voir avec la puissante tendresse, l'indéracinable sentiment d'amour que j'ai et que j'aurai inaliénablement pour toi, mais ce sentiment n'a rien à voir lui-même avec le courant ordinaire de la vie.
.
Et elle est à vivre, la vie.
Il y a trop de choses qui m'unissent à toi pour que je te demande de rompre, je te demande seulement de changer nos rapports, de nous faire chacun une vie différente, mais qui ne nous désunira pas.".Extrait de"L'ombilic des Limbes, Le pèse nerfs", (Poésie-Gallimard)

__________________________________________
Nascimento
4 de Setembro de 1896 em Marselha
Falecimento
4de março de 1948 em ParisNacionalidade
Francês
Antonin Artaud (
Marselha, 4 de setembro de 1896 - Paris, 4 de março de 1948) foi um poeta, ator, roteirista e diretor de teatro francês.

[editar] Vida
Em
1937, Antonin Artaud, devido a um incidente, é confundido com um louco. Internado e maltratado em vários manicômios franceses, ele é transferido após seis anos para o hospital psiquiátrico de Rodez, onde permanece ainda três anos.
Em Rodez, Artaud estabelece com o Dr. Ferdière, médico-responsável do manicômio, uma intensa correspondência. Uma relação ambígua se estabelece entre os dois: o
médico reconhece o valor do poeta e o incentiva a retomar a atividade literária mas, julgando a poesia e o comportamento de seu paciente muito delirante, ele o submete a tratamentos de eletrochoque que prejudicam sua memória, seu corpo e seu pensamento.
Existe aqui um afrontamento entre dois mundos, o da
medicina e razão social e o do poeta cuja razão ultrapassa a lógica normal do “homem saudável”.
As
cartas escritas de Rodez são para Artaud um recurso para não perder sua lucidez. Elas revelam um homem em terrível estado de sofrimento, nos falando de sua dor através de uma escritura mais íntima e mais espontânea. São os diálogos de um desesperado com seu médico e através dele com toda a sociedade.
_________________________________________________________

7 Comentários:

Blogger victor rosa de freitas disse...

A Beleza, a Pureza e o Amor moram neste blogue.

Definitivamente...

Continue assim, minha Cara.

06 janeiro, 2007  
Blogger £ou¢o Ðe £Î§ßoa disse...

Bolas e rebolas... tenho que ir a esses links todos???

07 janeiro, 2007  
Blogger £ou¢o Ðe £Î§ßoa disse...

Bem, se estamos numa de linguas espero que conheças este poema dele...

potam am cram
katanam anankreta
karaban kreta
tanaman anangtera
konaman kreta
e pustulam orentam
taumer dauldi faldisti
taumer oumer
tena tana di li
kunchta dzeris
dzama dzena di li

Agora despeço-me, pode ser que volte!

07 janeiro, 2007  
Blogger Cleopatra disse...

Não não não... isso é da wilkipédia!!!!

07 janeiro, 2007  
Blogger £ou¢o Ðe £Î§ßoa disse...

Bom, não quero que digas que te deixo aqui apenas coisas sem sentido...


"Quem sou eu?
De onde venho?
Sou Antonin Artaud
e basta que eu o diga
Como só eu o sei dizer
e imediatamente
hão de ver meu corpo
atual,
voar em pedaços
e se juntar
sob dez mil aspectos
diversos.
Um novo corpo
no qual nunca mais
poderão esquecer.

Eu, Antonin Artaud, sou meu filho,
meu pai,
minha mãe,
e eu mesmo.
Eu represento Antonin Artaud!
Estou sempre morto.

Mas um vivo morto,
Um morto vivo.
Sou um morto
Sempre vivo.
A tragédia em cena já não me basta.
Quero transportá-la para minha vida.

Eu represento totalmente a minha vida.

Onde as pessoas procuram criar obras
de arte, eu pretendo mostrar o meu
espírito.
Não concebo uma obra de arte
dissociada da vida.

Eu, o senhor Antonin Artaud,
nascido em Marseille
no dia 4 de setembro de 1896,
eu sou Satã e eu sou Deus,
e pouco me importa a Virgem Maria.

07 janeiro, 2007  
Blogger £ou¢o Ðe £Î§ßoa disse...

Vi agora o teu comentário... não é nada da ULQUIPÉDIA, quem disse??

Bolas isto é um mundo, não preciso dessas coisas de palavras estranhas...
Se quiseres eu digonão precisas de inventar ;)

07 janeiro, 2007  
Blogger Cleopatra disse...

Pois não.... mas podia ser Lá é que há tanto link tanto link, que no fim nos esquecemos do que queriamos no início.

07 janeiro, 2007  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

__________