CleopatraMoon

Um Mundo à parte onde me refugio e fico ......distante mas muito próxima.

A minha foto
Nome:
Localização: LISBOA, Portugal

Sou alguém que escreve por gostar de escrever. Quem escreve não pode censurar o que cria e não pode pensar que alguém o fará. Mesmo que o pense não pode deixar que esse limite o condicione. Senão: Nada feito. Como dizia Alves Redol “ A diferença entre um escritor e um aprendiz, ou um medíocre, é que naquele nunca a paixão se faz retórica.” Sou alguém que gosta de descobrir e gosta de se descobrir. Apontamento: Gosto que pensem que sou parva. Na verdade não o sou. Faço de conta, até ao dia em que permito que percebam o quanto sou inteligente.

online

sábado, dezembro 30, 2006

Tenho medo das atitudes más dos bons


Não posso terminar este ano sem lamentar a forma como ele acaba.

Um marco ficará para a história da humanidade.
Para bem ou para mal, a condenação de Saddam Hussein Abd al-Majid é uma vergonha no início do séc XXI.

Saddam Hussein foi julgado por acusações de genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade, ligados à campanha militar na região curda do norte do Iraque no final da década de 80.

Não deixa mesmo assim, de ser uma vergonha para toda a humanidade a pena que lhe foi aplicada.

E num país como o nosso, dos primeiros a abolir a pena de morte, (o primeiro efectivamente!) ainda não ouvi dizer nada publica e oficialmente.

Sabem do que tenho medo? Das atitudes más dos que se dizem Bons.

________________________________________________________

PORTUGAL E A PENA DE MORTE

Data da abolição da pena de morte (Lei de 1 de Julho de 1867).

A abolição da pena de morte para os crimes políticos foi proposta na sessão de 10 de Março de 1852 da Câmara dos Deputados, em Aditamento ao Acto Adicional à Carta Constitucional. Iniciada a discussão em 29 de Março, as divergências incidiram apenas sobre o processo legislativo.A abolição da pena de morte por crime político passou a constar do artigo 16º do Acto Adicional à Carta Constitucional (5 de Julho de 1852).


Sabe-se que, desde 1834, não fora executada pena capital pela prática de crime político..
Relativamente a crimes do foro militar, a pena de morte manteve-se até ao Decreto com força de lei de 16 de Março de 1911 que a aboliu, vindo a Constituição de 1911 a prever que em nenhum caso poderia ser estabelecida tal pena.

Uns anos mais tarde, a participação de Portugal na guerra levaria, pela lei nº 635, de 28 de Setembro de 1916, a restabelecer a pena de morte para "caso de guerra com país estrangeiro, em tanto quanto a aplicação dessa pena seja indispensável, e apenas no teatro de guerra"..Com redacção ligeiramente diferente, este regime vigorou até à Constituição de 1976 que, no nº 2 do artigo 24º, estabeleceu que "em caso algum haverá pena de morte".


O movimento abolicionista foi estimulado por disposições introduzidas nas leis judiciárias (Reforma Judiciária, Nova Reforma Judiciária e Novíssima Reforma Judiciária) que impunham o recurso obrigatório à clemência régia em todos os casos de sentenças capitais proferidas por tribunais portugueses.


A última execução de pena de morte por motivo de delitos civis ocorreu em Lagos, em Abril de 1846. Curiosamente, remonta a 1 de Julho de 1772 a data em que é executada pela última vez uma mulher.Chamava-se Luísa de Jesus, tinha 22 anos e assassinara 33 expostos que ia buscar à roda de Coimbra, uns em seu nome, outros em nome suposto, para se locupletar com o enxoval e os 600 réis que correspondiam a cada entrega.

No que se refere a crimes militares, a última execução terá ocorrido em França, na pessoa de um soldado do Corpo Expedicionário Português, condenado por espionagem..Portugal foi pioneiro na abolição da pena de morte e na renúncia à sua execução mesmo antes de abolida.
.

Miguel Torga:"A tragédia do homem, cadáver adiado, como lhe chamou Fernando Pessoa, não necessita dum remate extemporâneo no palco.
É tensa bastante para dispensar um fim artificial, gizado por magarefes, megalómanos, potentados, racismos e ortodoxias.
Por isso, humanos que somos, exijamos de forma inequívoca que seja dado a todos os povos um código de humanidade.
Um código que garanta a cada cidadão o direito de morrer a sua própria morte".
.
Vergílio Ferreira:"...E acaso o criminoso não poderá ascender à maioridade que não tem? Suprimi-lo é suprimir a possibilidade de que o absoluto conscientemente se instale nele. Suprimi-lo é suprimir o Universo que aí pode instaurar-se, porque se o nosso "eu" fecha um cerco a tudo o que existe, a nossa morte é efectivamente, depois de mortos, a morte do universo"

..:::::::::...
E agora meus senhores?
Ninguém diz nada?????????.........................

ACCB

9 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

São 7 horas da manhã em Bagdad, parece-me que este senhor estará prestes a ser enforcado...
Acabarei por escrever algo sobre isto no meu blog, por agora fica um curto desabafo: é vergonhoso que um estado (de direito) dito democrático aplique a pena de morte seja contra quem for; é ridículo que um criminoso seja assassinado por aqueles que lhe encomendaram os crimes.

Bom fim-de-semana!

30 dezembro, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Faltou dizer o mais importante... Bom "post", muito "diversificado" e completo.

30 dezembro, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Cleopatra [+ família + amigos],

Bom ano 2007!

Que a vida nos seja generosa e, saibamos nós corresponder.

Tomemos ainda maior consciência que a nossa vida está intimamente ligada ao nosso Planeta-Nave-Mãe.

Cuidemos dessa nossa ligação com Gaia.

Cuidemos da nossa sintonia com o céu, sem nunca deixarmos de andar aqui em baixo, disfrutando da vida.

Abraço.

António

30 dezembro, 2006  
Blogger ALG disse...

Aqui está um tema para discussão profunda e confesso que me deixa pouco à vontade. Sendo contra a pena de morte, confesso que não me choca o desaparecimento de um verme deste calibre, embora o processo do seu julgamento e condenação tenha sido, no minímo, questionável.

Quanto à minha resposta à "provocação" sempre te digo que, em termos de altitude o meu local fica mais alto, perto, mas mais alto que até quase dá para nos vermos a trabalhar!!! lol

30 dezembro, 2006  
Blogger ALG disse...

Esquecia-me do mais importante!

Um Ano Novo, com tudo o que mais desejas!
bjs

30 dezembro, 2006  
Blogger Maria P. disse...

Excelente post!

Estranha forma de terminar um ano...

30 dezembro, 2006  
Blogger José Manuel Dias disse...

Cleo,

Post oportuníssimo...Não basta pregar é preciso saber agir em conformidade.
Bjs
Et. Que o próximo ano assista à materialização dos teus desejos

30 dezembro, 2006  
Blogger Cleopatra disse...

“A sentença será executada quando forem seis da manhã” – afirmou ontem à noite o referido conselheiro de Maliki, que acrescentou: “O acordo sobre a hora foi alcançado após uma reunião entre elementos norte-americanos e responsáveis iraquianos. A custódia de Saddam [que pertencia aos Estados Unidos] será transferida para o governo do Iraque escassos minutos antes da sua execução.”

30 dezembro, 2006  
Blogger Brandybuck disse...

Estranha forma de pensar esta: Matar porque é errado matar.

Um Beijo

31 dezembro, 2006  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

__________