CleopatraMoon

Um Mundo à parte onde me refugio e fico ......distante mas muito próxima.

A minha foto
Nome:
Localização: LISBOA, Portugal

Sou alguém que escreve por gostar de escrever. Quem escreve não pode censurar o que cria e não pode pensar que alguém o fará. Mesmo que o pense não pode deixar que esse limite o condicione. Senão: Nada feito. Como dizia Alves Redol “ A diferença entre um escritor e um aprendiz, ou um medíocre, é que naquele nunca a paixão se faz retórica.” Sou alguém que gosta de descobrir e gosta de se descobrir. Apontamento: Gosto que pensem que sou parva. Na verdade não o sou. Faço de conta, até ao dia em que permito que percebam o quanto sou inteligente.

online

domingo, novembro 26, 2006

Mário Cesariny - 1923 - 2006



.
Ainda há poucos dias postara este poema aqui.
:
Hoje a notícia da sua morte aos 83 anos, acontece num dia com significado pessoal para mim. Isso obrigou-me a voltar ainda hoje aqui.
Deixo um poema do poeta e deixaria uma pintura do pintor se para tanto aqui houvesse espaço.
E deixo uma afirmação:
Os artistas não morrem num dia qualquer.
*********
+
POEMA
+
Em todas as ruas te encontro
em todas as ruas te perco
conheço tão bem o teu corpo
sonhei tanto a tua figura
que é de olhos fechados que eu ando
a limitar a tua altura
e bebo a água e sorvo o ar
que te atravessou a cintura
tanto tão perto tão real
que o meu corpo se transfigura
e toca o seu próprio elemento
num corpo que já não é seu
num rio que desapareceu
onde um braço teu me procura
Em todas as ruas te encontro
em todas as ruas te perco
.

Mário Cesariny
( Voltei só porque os poetas não morrem num dia qualquer )

26 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

De um militar

" Não houve
nunca
acima do mundo
a alegre aventura
de um sol militar
Mário Cesariny"

27 novembro, 2006  
Blogger Cleopatra disse...

Pôrra instantia!!!

Eu nunca digo destas coisas.
Mas isso não será ofensa a pessoa falecida????

Olá Manza.
Não conhecia esse.
É só assim ou tem mais??

Qto às preferências sexuais do artista...estou-me nas tintas.
Se ele engatava pirilaus..era porque os mesmos se deixavam engatar.

Boa noite!!

27 novembro, 2006  
Blogger Cleopatra disse...

Fui ver...o seu perfil...não está disponível.
Assim é fácil....

27 novembro, 2006  
Blogger Cleopatra disse...

Fui ver...o seu perfil...não está disponível.
Assim é fácil....

27 novembro, 2006  
Blogger Eva disse...

Cesariny era de facto único.
Hoje também lhe roubei um poema mas parece que o bloguer estava contra mim que não consegui publicar a formatação que queria e me aparece no modo de visualização.
Só assim podia ser: publicar cesariny tem que ser de uma forma diferente.

E esta agora é para o post anterior onde não consigo comentar:
Ou é impressão minha ou o post é assim uma espécie de despedida?
Assim não nos estamos a enteder!
Mas que ideias são essas?
Cleopatramoon com fim à vista nem pensar!!!
QUEREMOS O BLOG VIVO, DE BOA SAÚDE E A RECOMENDAR-SE, SFF!
"Bora lá" repensar?

27 novembro, 2006  
Blogger Cleopatra disse...

VIVA EVA!! QUE BOM TÊ-lA DE VOLTA!

Vamos ver Eva. Vamos ver
Um grande beijo.
Gostei que tenha dito o que disse.
Afinal ainda visita este cantinho.
ESta Lua!

27 novembro, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

"Em todas as ruas te encontro
em todas as ruas te perco"


"Qto às preferências sexuais do artista...estou-me nas tintas.
Se ele engatava pirilaus..era porque os mesmos se deixavam engatar." Subscrevo!

27 novembro, 2006  
Blogger Tia Cremilde disse...

Bela homenagem!

27 novembro, 2006  
Blogger £ou¢o Ðe £Î§ßoa disse...

"A poesia foi um fogo muito grande que ardeu.
Depois ficaram as cinzas.
Náo sou capaz de dizer versos porque sim.
Acabou."

Mário Cesariny

Kiss, até outro instante

27 novembro, 2006  
Blogger Brandybuck disse...

e que é que tem a ver a preferência sexual com a qualidade da poesia ou da pintura?

27 novembro, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Ontem esqueci-me de lhe dar os parabéns por ter conseguido colocar os "links" no blog.
Voltarei para o "abcedário"...

28 novembro, 2006  
Blogger £ou¢o Ðe £Î§ßoa disse...

Diferente, melhor...

28 novembro, 2006  
Blogger Cleopatra disse...

"A verdadeira morte de um escritor dá-se quando não resta um único leitor das suas obras!"
è bem verdade.
è a única verdade.
Mas o Blog é algo bem diferente...ou não... já não sei.
Na verdade, estou só a pensar nessa hipótese.
E, também sei que a frase é para o Cesariny.

Mas sabe... estou só a pensar a hipótese.
O Direito é muito vasto, ocupa muito tempo...

Também é verdade que os vossos comentários são óptimos escritos...
Ok.
Vou fazer como diz a Eva..repensar.

28 novembro, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Parabéns o blog está com um aspecto mais fresco...
e com música :o)

TG

28 novembro, 2006  
Blogger DarkMorgana disse...

O poema do Mário Cesarini é lindo!
Quanto ao teu blog, Cleopatra...nem me passou pela cabeça que estivesses a pensar acabar com o blog!
Isto é só um intervalito, de certeza!
Jinhos

29 novembro, 2006  
Blogger arsene lupin disse...

NÃO!
NÃO!
NÃO!!!!!!!!!!!!!!
Posso não fazer muitos comentários, posso estar uns dias sem o ver, mas quando acontece é com a internet no geral, mas este blog não pode acabar.
Ele é cultura, informação, desafio, chama.
Se é esse o propósito " ESTÁ LIMINARMENTE INDEFERIDO".

29 novembro, 2006  
Blogger xavier ieri disse...

Diz a cleo: Os artistas não morrem num dia qualquer.

E é verdade.
Costumam morrer no dia da sua morte.

Quanto ao Cesariny é fulano que não posso admirar.

Como admirar uma arte inspirada em cús de rapazinhos?

A cegueira e a compulsão da admiração do Belo ou daquilo que se diz Belo, levam a que tudo seja admirado sem rei nem ropque, isto é sem critério!

Sinais dos tempos e dum país-zinho que tem seguramente gente mais importante do que meros pedófilos.

O eventual génio de Cesariny é obnubilado pela sua vida decadente.
Preso em Paris, por "actos indecentes" com um rapaz num cinema, valeu-lhe a ajuda de Vieira da Silva para ser devolvido a Lisboa com ordem de apresentação semanal do Governo Civil.

Enfim... um verdadeiro artista...

29 novembro, 2006  
Blogger Cleopatra disse...

O eventual génio de Cesariny

é obnubilado pela sua vida decadente.


Em que ficamos Xavier.

Ora meu amigo. Eu quero lá saber disso.
Se eu quiser saber disso faço outro tipo de postagem.
Aqui a homenagem vai para a obra que ele criou e deixou.

E que quer....

30 novembro, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Ó Xavier, se vai "julgar" o artista pelo homem, é bem capaz de (felizmente) encontrar demasiados génios!

30 novembro, 2006  
Blogger Cusco disse...

Vim Cuscar.. Gostei e vou voltar com tempo para cheirar tudo..

30 novembro, 2006  
Blogger Miguel Abrantes disse...

Não tenho palavras. Uma sugestão: não acabe, suspenda até que a vontade de escrever a obrigue a teclar.

30 novembro, 2006  
Blogger Vítor Sequinho dos Santos disse...

Encerrar o quiosque jus-lúdico?
Não faça isso, Cleopatra.

01 dezembro, 2006  
Blogger José Manuel Dias disse...

...já todos sentimos a falta...abraço

01 dezembro, 2006  
Blogger xavier ieri disse...

Com o mesmíssimo direito que assiste a quem gosta, eu digo: Há poemas do Cesariny (grande maioria dos que dele conheço)claramente inspirados em situações e pessoas que não vão ao encontro dos valores que aculturei.
Deverei pedir desculpa por isso?
Não posso deleitar-me com as meras palavras, despidas de conteúdo.
Também não posso deleitar-me com aquelas palavras, quando consabidamente se dirigem a um alvo que eu não posso aceitar como legítimo.
Os sentimentos dali advenientes também não me lançam em devaneios poéticos: Há sempre entreposta visão de que o verdadeiro alvo é um rapazinho, quiçá marinheiro, como parece que ele tanto gostava (embora aqui muito mitigado pela maioridade do alvo, ou seja, entre adultos, problemas deles!)!
Mas nem sempre era assim.
O Cesariny, e bem assim uma panóplia enorme de artistas, especialmente franceses, dos anos 50, 60 e 70, era e eram pura e simplesmente pedófilos, numa altura em que a pedofilia não tinha o desvalor social que hoje tem.
Enfim, génio ou não génio à parte, eu passo.

01 dezembro, 2006  
Blogger Cleopatra disse...

Xavier, eu penso que este seu comentário e o tom do mesmo, não passam de uma enormíssima provocação para me fazer voltar a escrever.

01 dezembro, 2006  
Blogger xavier ieri disse...

(eh eh eh)

02 dezembro, 2006  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

__________