CleopatraMoon

Um Mundo à parte onde me refugio e fico ......distante mas muito próxima.

A minha foto
Nome:
Localização: LISBOA, Portugal

Sou alguém que escreve por gostar de escrever. Quem escreve não pode censurar o que cria e não pode pensar que alguém o fará. Mesmo que o pense não pode deixar que esse limite o condicione. Senão: Nada feito. Como dizia Alves Redol “ A diferença entre um escritor e um aprendiz, ou um medíocre, é que naquele nunca a paixão se faz retórica.” Sou alguém que gosta de descobrir e gosta de se descobrir. Apontamento: Gosto que pensem que sou parva. Na verdade não o sou. Faço de conta, até ao dia em que permito que percebam o quanto sou inteligente.

online

sexta-feira, novembro 16, 2007

Página 161 - A 5ª frase ou a 5ª linha

Le Livre Ouverte - Juan Gris


A cadeia que manda abrir livros na página 161 partiu-se em duas: nuns casos, a vítima é instada a reproduzir a quinta frase, noutros a quinta linha.

Escolho as duas já que fui instada quer pelo Miguel da Câmara Corporativa quer pelo Pecador que de quando em vez se confessa....
_____________

Ora bem...Fiz anos como sabem. E os livros são uma prenda que me delicia sempre. Não é que não os compre quando me dá na gana...Embora o tempo para os ler me deixe...com água na boca.

Mas quero deixar aqui um carinho a quem no dia dos meus anos me presenteou com livros. Assim escolho de todos os que me ofereceram a 5ª linha e a 5ª frase da pág. 161.

__________

RIO DAS FLORES_ Miguel Sousa Tavares:

5ª Linha:- " Casamos obviamente".

5ªFrase: - " De facto..."

_____________

MORTE DE UM DISSIDENTE _ Alex GoldFarb - Marina Litvinenko

5ª Linha : - " Embora o impulso inicial dos delatores fosse transmitir imediatamente..."

5ª Frase : - " Gravações como essas são mais poderosas se nunca forem vista".

________________________

O ASSASSINO DE SALAZAR - Joel Costa

5ª Linha:-" Passado o que lhe pareceu um longo tempo sob o olhar espectante..."

5ª Frase: -" Passado o que lhe pareceu um longo tempo sob o olhar expectante e quase ameaçador dos outros dois, embalado no vislumbre do perigo que pudesse envolver o serviço que lhe pediam, disse: "

_________________
OPERÁRIAS E BURGUESAS - As mulheres no tempo da República _ Maria Alice Samara

5ª Linha:- " ...cinco metros, e camisa de seda cor de rosa. O Chapéu vermelho..."

5ª Frase:_ " Um ferimento no sobrolho esquerdo, um pé descalço, vestido rasgado e equimoses no pescoço."
_________________

EÇA AGORA - Os herdeiros dos Maias - a sete mãos

5ª Linha:-..." Carlos não parava de lhe comprar.É claro que as leituras..."

5ª Frase: - " À mesa da Brasileira, Carlos pensou em contar à sua Maria o caso Dodô Varinho, mas, depois percebeu que era impossível trazer o nome de outra mulher para aquele enlevo só deles, que nada podia conspurcar"
______________________

OS PRAZERES DO ÓCIO - Tom Hodgkinson

5ª Linha: - " contra a nova ética do trabalho emergente e é fascinante verificar..."

5ª Frase: - " " É uma pena que aquilo a que nós ingleses chamamos a verdadeira cerveja invoque imagens de barbudos amistosos a embebedarem-se em tendas de provincia, já que esxiste uma intensidade e tradição no beber cerveja que escapa a esta imagem eque, é triste dizê-lo, falta também aquela imitação mais jovem, a cerveja loura."

____________
E pronto.


Agora desafio:

O Manza

A NI

O Coutinho Ribeiro

O Luís Rodrigues

O Apache


20 Comentários:

Blogger o sibilo da serpente disse...

"talvez eu pudesse dizer-te, mas não aqui, onde o tempo corre depressa. No Alentejo, quem sabe?"

17 novembro, 2007  
Blogger Apache disse...

Também recebi livros no aniversário, a diferença é que o meu foi à quatro meses e dois deles ainda estão aqui à minha frente, em lista de espera. É uma boa altura para dar uma olhadela.
Página 161, quinta frase, que a transcrever a 5ª linha é patetice…

“O caso foi ponderado conjuntamente com funcionários do Ministério Público e estes concordam com as nossas conclusões.” – “Terror na Rússia” de A. Litvinenko e Y. Felshtinsky

Ups… A página 161 deste, diz “Anexos e Documentos”.
Deixo-lhe a 4ª e 5ª frase da página 160 que são as últimas frases do autor…
“A evolução adoptada pela administração norte-americana com os acontecimentos do 11 de Setembro parece anunciar muito sangue, suor e lágrimas, segundo a fórmula de Winston Churchill. Resta agora saber quem, neste planeta, irá pagar tais custos. (Paris, 20 de Fevereiro de 2002)” – “A terrível impostura” de Thierry Meyssan

17 novembro, 2007  
Blogger Cleopatra disse...

E qual é o Livro JC?
Fiquei sem saber
E gostava porque eu adoro o Alentejo e o ambiente intimista do Alentejo,.. e as cearas do Alentejo... e as apaisagens do Alentejo... Ai o alentejo...

17 novembro, 2007  
Blogger Cleopatra disse...

Também anda a ler essse Apache?
Eu Comecei pelos descendentes dos Maias. Depois vou-me atirar ao Rio de Flores... Aliás aqui para nós ando a ler os dois ao mesmo tempo. ;)

17 novembro, 2007  
Blogger Ni disse...

PÁGINA 161... a 5ª frase:

«Terminaram felizmente os motivos que por tanto tempo a forçaram a viver isolada.»

PÁGINA 161... a 5ª palavra (também achei interessante fazer esta referência):

«ilusão»

Faustino da Fonseca, in 'INÊS DE CASTRO'

(Como Castro que sou... leio tudo o que se refere a esta Castro.)

______________.0O0._______________

Mmmm... tenho aqui outro livro pertinho...

'AS FOGUEIRAS DE DEUS', de Patricia Anthony...

Um livro soberbo sobre Portugal, a Inquisição... um povoado perto de Mafra... inexplicáveis luzes no céu...

Um livro sobre o bem e o mal, a razão e a loucura, o humano e o inumano. Um livro perverso, divertido, inteligente, provocador.

Naqueles tempos... eu arderia na fogueira! :)

Sabes o que seria interessante transcrever deste livro, Cleo? A 1ª palavra! Risisnhos malandros...

Não... não digo quam é...

:D

Beijinhos

17 novembro, 2007  
Blogger Ni disse...

Em cima escrevi 'Quam' (!?)...

Queria escrever QUAL...

:(

Coisas da idade...

17 novembro, 2007  
Blogger Cleopatra disse...

OLá NI
Vou ter de ler esse dos "risinhos malandros"
Vou procurar o livro.

17 novembro, 2007  
Blogger Cleopatra disse...

A Idade............
ihihihihi

17 novembro, 2007  
Blogger Ni disse...

'Risisnhos'= Risinhos...

Podia dizer que é do teclado... ainda não me adaptei a este portátil... mas não me parece que seja...

lol

17 novembro, 2007  
Blogger Cleopatra disse...

Acho que é sono... é sono!!!

17 novembro, 2007  
Blogger Ni disse...

A idade, sim!

:)

Começo a escudar-me na idade, como fazia a minha avó! ;)

17 novembro, 2007  
Blogger Cleopatra disse...

Tonterias!

17 novembro, 2007  
Blogger o sibilo da serpente disse...

(Apanhado!) O livro, pois, o livro não é nenhum. Não tinham nenhum à mão e por isso escrevi a primeira coisa que me veio à cabeça... Logo tento cunmprir os requisitos :-)

17 novembro, 2007  
Blogger Cleopatra disse...

Ora muito bem. Que rico mote para escrevermos.

Aqui fica o mote:
"talvez eu pudesse dizer-te, mas não aqui, onde o tempo corre depressa. No Alentejo, quem sabe?"

E escrevemos a três mãos como de costume???

17 novembro, 2007  
Blogger M@nza disse...

Chiiiiiii
Cleo desculpa mas ainda ontem deixei??? o meu comentário e agora que por aqui passei verifico que népias.
Bem nunca é tarde para tal.
.
5ª frase da pag. 161 do livro A CONSPIRAÇÃO de David Brown:
"Enquanto Ming saboreava a sua iminente fama, uma ténue vibração fez estremecer o gelo debaixo dos seus pés, fazendo-o dar um salto."
.
Ja a 5ª linha dessa mesma página:"...sentado sozinho, meditando tranquilamente, na sua área de trabalho..."
.
Este é um livro realmente (pelo menos para mim) especatcular, capaz de nos manter espectantes quanto ao resultado. Aliás este livro segiu-se a outros dois, já lidos, do mesmo autor: Código da Vinci e Anjos e Demónios.
.
bjos

17 novembro, 2007  
Blogger Pecadormeconfesso disse...

Vejo que gostas de desafios.

17 novembro, 2007  
Blogger redonda disse...

Não sabia do aniversário. Parabéns!
(sorry pelo atraso) Também gosto de receber livros e de sugestões de leitura :)

19 novembro, 2007  
Blogger Cleopatra disse...

olá Pecador gosto de desafios.
De quase todos. Deste por exemplo.. e de outros.

Olá Redonda obrigada pelos parabéns. Sempre a tempo ;)

20 novembro, 2007  
Blogger Luís disse...

A página 165, 5ª linha:


"(...) dizia ele olhando em volta - Precisamos de retomar a marcha."




A 5ª frase:


"As nossas baixas não haviam ultrapassado a meia centena, enquanto o exército inimigo ficara reduzido a quase metade."




(João Aguiar, "A Voz dos Deuses")

26 novembro, 2007  
Blogger Apache disse...

"Também anda a ler essse Apache?"
Ainda não comecei. Ando às voltas com uma série de livros técnicos que achei que seria melhor não transcrever para aqui :)

29 novembro, 2007  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

__________