ECLIPSE
Um Mundo à parte onde me refugio e fico ......distante mas muito próxima.
Sou alguém que escreve por gostar de escrever. Quem escreve não pode censurar o que cria e não pode pensar que alguém o fará. Mesmo que o pense não pode deixar que esse limite o condicione. Senão: Nada feito. Como dizia Alves Redol “ A diferença entre um escritor e um aprendiz, ou um medíocre, é que naquele nunca a paixão se faz retórica.” Sou alguém que gosta de descobrir e gosta de se descobrir. Apontamento: Gosto que pensem que sou parva. Na verdade não o sou. Faço de conta, até ao dia em que permito que percebam o quanto sou inteligente.
9 Comentários:
Não sabia que também era fã do software "Starrynight"...
Falta apenas a referência a que, o que se "viu" da superfície da Lua foi um eclipse total do Sol.
Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.
O Apache
Veja se acorda... eclipse total do
SOL???
O Eclipse de ontem foi LUNAR TOTAL.
Isto porque ocorre quando a Lua atravessa completamente o interior da penumbra da Terra, a parte interna da sombra.
A velocidade da Lua através da sombra é cerca de um quilómetro por segundo, e um eclipse total pode durar até 102 minutos (1h e 42min). O período decorrido a partir do momento em que a Lua tem o primeiro contacto com a penumbra da Terra até ao momento em que a abandona totalmente, por outro lado, pode durar várias horas.
Se apenas parte da Lua entra na penumbra, o eclipse designa-se por eclipse parcial.
A Lua não fica completamente invisível ao ser escurecida pela sombra terreste devido à refração da luz solar produzida pela luz da atmosfera do planeta. A intensidade da luz refratada depende da quantidade de nuvens ou poeira existentes na atmosfera, bloqueando a passagem da luz. Isso causa na Lua uma coloração com tons avermelhados, cuja intensidade varia de um eclipse para outro.
.
Um eclipse solar é um fenómeno que ocorre quando a Lua se interpõe entre o Sol, e a Terra estando os três corpos celestes alinhados. Do ponto de vista de um observador na Terra, a Lua fica diante do Sol e assim o disco solar é parcial ou completamente ocultado.
.
O Eclipse Lunar só ocorre durante a fase da Lua cheia, (quando a Lua passa pela sombra da Terra) denominando-se eclipse da Lua, ou eclipse lunar.
O Eclipses solares podem ocorrer apenas durante a fase de Lua nova, por ser o período em que a Lua está posicionada entre a Terra e o Sol.
.
Esperemos que tenha ficado esclarecido.
Espectacular video!
Fica Bem!
Manza, não percebeu o que eu escrevi. No vídeo acima, simula-se o eclipse visto da Terra, "visto" do Sol e "visto" da Lua. O que eu quis dizer (não sei se ficou claro) foi que para um observador colocado na Lua, o fenómeno de ontem foi um eclipse total do Sol, com a Terra em fase Nova. Tal como se na Terra ocorresse um eclipse do Sol, na Lua observar-se-ia um eclipse parcial da Terra.
Quanto ao seu texto, está muito bom, apenas uma pequena correcção, a fase total de um eclipse pode durar um pouco mais de 102 minutos (há aí um pequeno erro de cálculo, que não é só seu, um astrónomo disse ontem o mesmo, na SIC Notícias), por exemplo, o do passado dia 16 de Julho de 2000 durou 107 minutos e no (futuro) dia 27 de Julho de 2018, durará 104 min. Esta duração refere-se ao eclipse total, porque entre o início do "desaparecimento" e a "reaparição" total podem decorrer cerca de 4 horas.
Boa semana!
APACHE!!
Please!
Fique à civil qdo vier aos blogs!!!!
Humm, não gosta de Astronomia? Ou será de picuinhas?
Já não se pode elogiar o comentário do Manza, ora esta.
Pode: Claro que pode!
E gosto muito de o ter por aqui.
A si e ao Manza!
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial