CleopatraMoon

Um Mundo à parte onde me refugio e fico ......distante mas muito próxima.

A minha foto
Nome:
Localização: LISBOA, Portugal

Sou alguém que escreve por gostar de escrever. Quem escreve não pode censurar o que cria e não pode pensar que alguém o fará. Mesmo que o pense não pode deixar que esse limite o condicione. Senão: Nada feito. Como dizia Alves Redol “ A diferença entre um escritor e um aprendiz, ou um medíocre, é que naquele nunca a paixão se faz retórica.” Sou alguém que gosta de descobrir e gosta de se descobrir. Apontamento: Gosto que pensem que sou parva. Na verdade não o sou. Faço de conta, até ao dia em que permito que percebam o quanto sou inteligente.

online

sábado, fevereiro 11, 2006

A propósito das tais caricaturas!






Não me queiram converter a convicção: sou lúcido.

Já disse: sou lúcido.
Nada de estéticas com coração: sou lúcido.
Merda! Sou lúcido.
... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...
Cerca de grandes muros quem te sonhas.
(F. Pessoa


Muito querido Pessoa, saberias agora
que não basta ser lúcido, merda,
que não basta
a gente coser-se com as paredes
e cercar de grandes muros quem se sonha,
que não basta dizer
basta de provincianos!
.
(A. O'Neill )

18 Comentários:

Blogger Apache disse...

Então agora a moda nesta (como noutras) casa é ninguém comentar?...
Foram todos para fora com a Morgana, ou estão todos desinspirados como eu?...
Apetecia-me dizer tanta coisa sobre as "célebres" caricaturas, mas palpita-me que ninguém ía gostar de ler. Acho que iria descarregar no texto uma série de frustrações, por isso, o melhor é ficar "caladucho", pelo menos por agora...

13 fevereiro, 2006  
Blogger Cleopatra disse...

Comente!

Estou á espera de alguém lúcido!!

Comente... Piiiiiiiiiii!

13 fevereiro, 2006  
Blogger Cleopatra disse...

Quer que eu comece?

Porque será que elas foram publicadas no Egipto, já no ano que passou e... ninguém "chiou"?

13 fevereiro, 2006  
Blogger Apache disse...

Comentarei!... Mas não hoje, estou cansado de tanto "parvejar"... Vou tentar chonar um pouco. Bom início de semana.

13 fevereiro, 2006  
Blogger DarkMorgana disse...

O que uma simples caricatura está a provocar!
Só prova que vivemos numa caricatura de mundo.
Só pode estar a servir de desculpa para algo...

13 fevereiro, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Está, de facto, a servir para algo.
Mais não é do que um pretexto.
Aproveitado de forma hábil por extremistas.
Concordo com tudo isto, mas a violência dos outros não apaga a nossa insensibilidade e incompreensão.
De forma muito simplista, com a comparação dos efeitos que resultaram da publicação num jornal egípcio e num jornal dinamarquês recordei a “estória” da mãe que criticava violentamente o seu filho e quando a amiga com quem desabafava lhe deu razão, voltou-se para ela e disse: Não admito que falem mal do meu filho!!!...
Isto, para dizer, que a identidade do autor conta.
Quanto à questão dos nossos (ocidentais) valores supremos, julgo que a tolerância está acima da liberdade que expressão.
A primeira é-nos difícil.
A segunda implica responsabilidade.

14 fevereiro, 2006  
Blogger Cleopatra disse...

Oh Gonçalo... eu até concordo consigo. E tenho para mim e para a minha forma de estar que a tolerancia não é dificil.

Costumo dizer que Eu não sou baha'í mas também acredito que todas as religiões têm uma origem divina.

Para mim é a mesma.

Defendo a unidade do género humano, a paz universal, a harmonia entre a ciência e a religião, bem como a igualdade de direitos entre o homem e a mulher.

Entendo que todos dependemos uns dos outros e,
quando digo todos,
refiro-me também ao equilibro ecológico que ignoramos todos os dias.

Sermos ou não do mesmo credo religioso não me perturbava nada.

mas repare que estamos a ser manipulados... nós os ocidentais e eles os fundamentalistas...

repare na falta de nível cultural de quem vem para a rua nas filmagens, pedir vingança...

A Intolerancia não é nossa!

A falta de cultura pode também ser nossa.

14 fevereiro, 2006  
Blogger Apache disse...

Em geral, concordo com o que já se disse... mas a intolerância também é nossa (dos ocidentais), o que são estas caricaturas senão uma forma de intolerância para com a religião muçulmana?...

15 fevereiro, 2006  
Blogger Apache disse...

As caricaturas foram publicadas pela 1ª vez em Setembro passado.
Porque será que só agora é que estão a gerar polémica???
Em Setembro Arafat e Sharon estavam "vivos", o Hamas era um partido (claramente) minoritário na palestina, não existia "conflito" entre o Irão e Agência Internacional para a Energia Atómica!...
A quem é que isto interessa?... Aos dois lados... (entenda-se árabes de um, americanos e "amigos" do outro)

15 fevereiro, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Cara Cleópatra,
Não percebi se é uma “concordância discordante” ou uma “discordância concordante”…
Concordando com quase todo o seu comentário, discordo da parte final.
A dicotomia não é entre ocidentais e fundamentalistas (julgo eu).
É entre moderados e fundamentalistas.
Esses existem de ambos os lados.
O que me preocupa é a falta de publicitação das mensagens dos moderados (islâmicos).
Ficam sempre as imagens que dão notícia…

15 fevereiro, 2006  
Blogger Jorge Moreira disse...

As caricaturas são uma autêntica caricatura.
Como é possível algumas "mentes pseudo-iluminadas" por Alá ou Maomé, ficarem indignadas por uns rabiscos, que no fundo, traduzem simbolicamente a verdade, quando essas mentes, não tomam posição sobre as várias pessoas que são mortas, inclusive crianças, em atentados suicidas provocados por Eles?
Que raio de profeta que alimenta o ódio e a vingança!
Não, não foi o profeta, mas sim as pobres mentes, que pensam assim... tenho pena delas...

No entanto, o Ocidente não fica excluído de culpas, muito pelo contrário.
Pessoalmente, acho que se deveria evitar as caricaturas, pelo simples facto, de saber que, aquelas mentes ainda vivem na “Idade Média”. Como era a nossa civilização na “Idade Média”? Aqui houve uma falta de responsabilidade por parte dos autores e editores, pois, não chega caricaturar o mundo ou determinados mundos, mas ter consciência, se aquilo que vai fazer, não poderá provocar grandes distúrbios e mortos, como foi o caso. Teria de se dar tempo ao tempo, através do diálogo e diplomacia.
Beijinhos,

15 fevereiro, 2006  
Blogger Apache disse...

Ó Jorge, que frase tão pouco feliz... "Como é possível algumas "mentes pseudo-iluminadas" por Alá ou Maomé, ficarem indignadas por uns rabiscos, que no fundo, traduzem simbolicamente a verdade"... Acha que Maomé era um adepto, "patrocinador" ou difusor do terrorismo?
Como reagiriamos hoje se um "iluminado do caricaturismo" apresentasse Moisés, ou outro profeta associado ao cristianismo, como responsável ideológico pelas cruzadas da Idade Média, pelas barbaridades cometidas pela "Santa" Inquisição, ou pelas lutas na Irlanda entre católicos e protestantes; para citar apenas exemplos sobejamente conhecidos?!
Certamente a nossa indignação seria expressa por atitudes mais comedidas (entenda-se razoáveis), mas as nossos valores culturais são diferentes, a nossa literacia é maior, o nosso nível de vida é em média bastante superior, em suma não somos tão facilmente manipulaveis, por tantos...

"Pessoalmente, acho que se deveria evitar as caricaturas". Eu também, ou melhor, acho que elas não deveriam ter sido publicadas. Entendo uma caricatura como um exagero da realidade com a finalidade de chamar à atenção para o ridículo de determinada ideia, comentário, atitude, tomada de posição em geral.
Provavelmente não era o que o autor pretendia (fica o benefício da dúvida), mas o que estas caricaturas induzem (à primeira vista) é a ideia de que a origem do terrorismo está implicita na doutrina religiosa muçulmana. Isto não é liberdade de expressão é ofender indiscriminadamente mais de 700 milhões de muçulmanos.

O aproveitamento político que se está a fazer das caricaturas, levado a cabo, por altos dirigentes políticos, radicais e fanáticos, tanto muçulmanos como ocidentais é simplesmente vergonhoso!

15 fevereiro, 2006  
Blogger Cleopatra disse...

Uma coisa vos digo:
Aqui parece-me que ninguém tem medo de dar a sua opinião, nem de publicar as tais caricaturas...
Vamos continuar o debate?
O assunto foi hoje ao Tribunal Europeu...
Vamos ver o que dá!

Somos lúcidos -- M.......!

15 fevereiro, 2006  
Blogger Jorge Moreira disse...

Olá apache,
Talvez não tenhas lido tudo para depois argumentar.
O comentário no seu todo, não em frases tiradas do contexto, diz aquilo que tu dizes ao meu comentário.
Reforço com a minha citação: "Que raio de profeta que alimenta o ódio e a vingança!
Não, não foi o profeta, mas sim as pobres mentes, que pensam assim... tenho pena delas..."
Estou a dizer que não foi o profeta...
Grande Abraço.

16 fevereiro, 2006  
Blogger Cleopatra disse...

Oh Apache, eu acho que o Jorge está... cheio de razão!!

Indio precipitar-se na interpretação feita!

Agoira fumar cachimbo da Paz!!

16 fevereiro, 2006  
Blogger Apache disse...

Pois é, um texto admite sempre várias interpretações. A que eu fiz da globalidade do texto do Jorge, não coincide com a intenção que ele teve ao escrevê-lo. Poderia também dizer que a frase do Jorge neste último comentário está fora do contexto. No entanto, uma coisa é indiscutível, ninguém sabe melhor o que o Jorge pretendeu dizer que ele próprio. Assim sendo, resta-me agradecer ao Jorge a correcção do meu erro de interpretação.
Um abraço ao Jorge.

17 fevereiro, 2006  
Blogger Jorge Moreira disse...

Olá Apache e Cleopatra,
No essencial estamos de aporto
Grande Abraço a ambos.
Bom fim de semana!

18 fevereiro, 2006  
Blogger Jorge Moreira disse...

acordo

18 fevereiro, 2006  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

__________