BALI - "Acordo em Bali
Comunidade internacional assume compromisso para o combate ao aquecimento global
Ao fim de muitas horas de negociações, foi conseguido um acordo na cimeira sobre as alterações climáticas, a decorrer em Bali, Indonésia.
Os Estados Unidos estiveram relutantes até ao último minuto mas concordaram em reduzir as emissões poluentes entre 25 a 40% até 2020.
Estão assim lançadas as bases para se chegar a um acordo que substitua o protocolo de Quioto, com assinatura marcada para Copenhaga, em 2009. "
Pois , lá se ficaram pela resignação. Mais um Kioto que ficará por aí... "aos caídos", à espera de mais uns encontros exóticos e gastos supérfluos.
"Francamente, estou desiludido pela falta de progressos" nas discussões, afirmou solenemente o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, presente para assistir à última sessão plenária e para fazer valer toda a sua influência.
"Faz-se tarde, é tempo de decidir, de tomar uma decisão, têm nas vossas mãos a capacidade de dar ao Mundo uma saída positiva para esta conferência", acrescentou ainda durante a fase de negociação.
O texto omite referências concretas às emissões poluentes e à necessidade de as reduzir, dados a que os Estados Unidos se opunham.
Os Estados Unidos ameaçaram a meio do dia rejeitar o texto, exigindo compromissos suplementares aos países em vias de desenvolvimento.
Antes disso, os primeiros bloqueios couberam à China, Índia, Paquistão e Bangladesh, que pediram várias suspensões da sessão e emendas ao texto para contrabalançar os esforços esperados por parte dos países em desenvolvimento.
-
Ok
Como Kioto...não passará de um fiasco?
De boas intenções está o quê cheio??:......
Etiquetas: Actualidades
2 Comentários:
Olhe Cleopatra, com todo o respeito ( trato-a por vpc~e aqui para ver que é com respeito, não vá a Imperatriz bloquear-me, Kioto faz-me lembrar Kitoso e Bali, o urso do menino da selva. Conhece? Então que queria?
O meu “post” de hoje, serve de comentário.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial