Tratado de Lisboa (1668) - tratado assinado entre o príncipe regente D. Pedro em nome do incapacitado D. Afonso VI e de Mariana de Áustria em nome de Carlos II de Espanha, menor, que punha termo à guerra da Restauração (1640-1668);
Tratado de Lisboa (1859) - que procedeu à delimitação de fronteiras entre o Timor Neerlandês e o Timor Português;
Tratado de Lisboa (1864) ou Tratado dos Limites - tratado assinado entre os dois Estados peninsulares para definição das fronteiras comuns; devido à questão oliventina, definiu-se apenas o traçado da fronteira desde a foz do rio Minho até à confluência da ribeira do Caia com o rio Guadiana.
Tratado de Lisboa (1980) - entre o Reino Unido e a Espanha pela posse de Gibraltar;
Tratado de Lisboa (2000) - relativo à Estratégia de Lisboa;
Tratado de Lisboa (2007) ou Tratado de reforma institucional da União Europeia - tratado a assinar pelos membros da União Europeia em Dezembro de 2007, na cimeira de Lisboa, sobre a reforma institucional da organização.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Lisboa"
Etiquetas: História
4 Comentários:
Tiro-lhe o meu chapéu (por acaso, neste tempo muito frio, nada retórico...)pelo seu excelente e belo artigo... Há que dar a conhecer a este ignaro povo a sua História...
Mas este Tratado é o fim das Nações Europeias... e o fim da sua respectiva influência... pelo menos para Portugal...
Curioso, Vexa nasceu no ano da minha mais que tudo...
Bom dia cleo
Efectivamente este Tratado vem "substituir" a tão falada Constituiçao Europeia que havia sido chumbada pelos Franceses e Alemães em 2004.
Limita os mandatos e as presidências rotativas (semestrais). Ainda não tive a oportunidade de o ler, mas pretendo fazê-lo, até porque sendo obrigação do Governo explica-lo ainda não ouvi nada.
Se for bem explicado aos portugueses não haverá necessidade de o referendar (mais gastos), bastando apenas a representatividfade parlamentar.
A ver vamos como diz o povo.
bjos
Magnífica reseña explicativa que viene bien para ilustrarnos...
Beijos
Bom momento histórico.
O resto, - Fogo de vista.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial