CleopatraMoon

Um Mundo à parte onde me refugio e fico ......distante mas muito próxima.

A minha foto
Nome:
Localização: LISBOA, Portugal

Sou alguém que escreve por gostar de escrever. Quem escreve não pode censurar o que cria e não pode pensar que alguém o fará. Mesmo que o pense não pode deixar que esse limite o condicione. Senão: Nada feito. Como dizia Alves Redol “ A diferença entre um escritor e um aprendiz, ou um medíocre, é que naquele nunca a paixão se faz retórica.” Sou alguém que gosta de descobrir e gosta de se descobrir. Apontamento: Gosto que pensem que sou parva. Na verdade não o sou. Faço de conta, até ao dia em que permito que percebam o quanto sou inteligente.

online

sábado, setembro 29, 2007

Mãe e filha ao jantar





Ontem ao jantar a minha filha perguntou-me:
-" Vamos pagar 7,1 mil milhões de euros para chegar 12 minutos mais cedo ao Porto?"

E eu pensei:
Pelo que eles dizem e pelas contas que eles fazem, teremos um impacto anual de de 630 Milhões de Euros durante pelo menos 10 anos. è isso que vamos pagar? Não.
Respondi muito apressadamente:
- Não é só para o Porto é também para Madrid e, aí sem dúvida que se justifica. E parece-me que não são 15 minutos . Chegamos ao Porto em 1h e 15m quando antes chegávamos em 2h35m.

- Não percebo que adianta chegar 12 ou 30 minutos mais cedo ao Porto! Se fôsse para salvar alguém... Mas olha, os serviços de socorros não são financiados.

Calei-me novamente. Bolas, a miúda ou sai à mãe ou para os 14 anos que tem anda muito refilona. Ainda bem que estamos num país livre.
E pensei novamente respondendo-lhe ao mesmo tempo que pensava:
-Estamos na Europa. Espanha vai ter um TGV porque não nós também? Queremos diminuir a poluição não é? É importante para o planeta, para a sobrevivência, tu sabes isso, estudas isso,...


-E O TGV polui menos mãe?
Pensei que não sabia bem se poluía menos mas, tendo em conta a natureza da estrutura , poluía menos de certeza. Menos que uma frota de camiões, menos que um avião...
Hummm mas isso ía então criar uma crise nas transportadoras..
E sai mais uma observação que não aguarda resposta:

- Imagino os preços dessa coisa. Já o Alfa é caro!
Não lhe disse que não sabia os preços das viagens mas que pensava que 100 euros era o preço previsto (num estudo realizado em 2005) para um bilhete para o TGV entre Lisboa e Madrid. O preço do Alfa é de 40 euros.

Mas respondi-lhe:
- Sabes Inês por vezes é preciso sermos um pouco como Sebastião José de Carvalho e Melo...
-O marquês de Pombal ?...
- Sim . A Avenida da Liberdade era muito grande, enormíssima na altura.. agora não chega.. e a frequência de trânsito que tem não nos deixa disfrutar de esplanadas e sombras.
- Estás a falar do futuro...


- Tudo deve ser feito com os olhos postos no futuro. Portugal tem de se convencer que tem de fazer parte do futuro. E o que agora nos parece caro, desnecessário, amanhã vai saber-te bem e vai ter custos acessíveis e vai contribuir para o alrgamento do País e a visão da economia nacional, e para uma Europa mais unida...Um sistema de transportes é a primeira coisa a ser monopolizada ou dominada no caso de haver um atentado terrorista em grande, que queira entrar num sistema ou dominar um sistema . Não um país apenas.

A partir daí as comunicações, fugas ou socorros tornam-se nulos.
Ter um sistema de transportes absoleto não é bom para a economia e a segurança de um país.
- E que lucramos agora com isso ?
-Agora, ...por ora... visibilidade e, .... não perdemos o combóio.

Pisquei-lhe o olho. Ela percebeu
Afinal eras apenas uma conversa entre mãe e filha ao jantar... Ora bolas! Começam a crescer começam a dar que falar. E nem nos deixam reflectir sobre as coisas!
-

ACCB

Etiquetas:

4 Comentários:

Blogger £ou¢o Ðe £Î§ßoa disse...

Sai à mãe, sai à mãe... nas coisas boas nunca dizem que sai ao pai!

Manias...

29 setembro, 2007  
Blogger Apache disse...

2 horas e 35 minutos para chegar ao Porto? O rápido é assim tão lento? Ainda bem que costumo ir de carro.

“Espanha vai ter um TGV porque não nós também?” Se é para nos igualarmos com outros países da União Europeia, então porque não um TGV moderno e realmente rápido, como o dos franceses, porque este, com velocidades de há 60 anos?

“Queremos diminuir a poluição não é?” Queremos? Então porque é que vendemos cad vez mais carros a gasóleo? E porque é que plantamos bio-combustíveis?

“E O TGV polui menos mãe?
Pensei que não sabia bem se poluía menos mas, tendo em conta a natureza da estrutura , poluía menos de certeza. Menos que uma frota de camiões, menos que um avião...”
É eléctrico, por isso, se a energia eléctrica for produzida numa hidroeléctrica ou numa central nuclear, polui menos! Mas se for produzida numa termoeléctrica a carvão, as coisas ficam mais equilibradas.
Ah, mas consta que o TGV não vai transportar mercadorias…

“Portugal tem de se convencer que tem de fazer parte do futuro” Pois… Mas a tecnologia desta linha e destes comboios que aí vêem faz parte do passado. Se queriam inovação tecnológica, apostavam no TGV francês ou nos comboios de levitação magnética japonese ou alemães.

Vou-me embora, que estou a refilar demais, deve ser do sono.
Bom fim-de-semana.

29 setembro, 2007  
Blogger LUA DE LOBOS disse...

e porque não nos OVNIS????
a velha hoje levantou-se com o alemão
xi
maria

29 setembro, 2007  
Blogger Cleopatra disse...

Maria, eles não falaram de ovnis no telejornal.
Provavelmente ela perguntaria logo alguma coisa.
Pergunta tudo!

30 setembro, 2007  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

__________