Mãe e filha ao jantar
ACCB
Ontem ao jantar a minha filha perguntou-me:
-" Vamos pagar 7,1 mil milhões de euros para chegar 12 minutos mais cedo ao Porto?"
E eu pensei:
Pelo que eles dizem e pelas contas que eles fazem, teremos um impacto anual de de 630 Milhões de Euros durante pelo menos 10 anos. è isso que vamos pagar? Não.
Respondi muito apressadamente:
- Não é só para o Porto é também para Madrid e, aí sem dúvida que se justifica. E parece-me que não são 15 minutos . Chegamos ao Porto em 1h e 15m quando antes chegávamos em 2h35m.
- Não percebo que adianta chegar 12 ou 30 minutos mais cedo ao Porto! Se fôsse para salvar alguém... Mas olha, os serviços de socorros não são financiados.
Calei-me novamente. Bolas, a miúda ou sai à mãe ou para os 14 anos que tem anda muito refilona. Ainda bem que estamos num país livre.
E pensei novamente respondendo-lhe ao mesmo tempo que pensava:
-Estamos na Europa. Espanha vai ter um TGV porque não nós também? Queremos diminuir a poluição não é? É importante para o planeta, para a sobrevivência, tu sabes isso, estudas isso,...
-E O TGV polui menos mãe?
Pensei que não sabia bem se poluía menos mas, tendo em conta a natureza da estrutura , poluía menos de certeza. Menos que uma frota de camiões, menos que um avião...
Hummm mas isso ía então criar uma crise nas transportadoras..
E sai mais uma observação que não aguarda resposta:
- Imagino os preços dessa coisa. Já o Alfa é caro!
Não lhe disse que não sabia os preços das viagens mas que pensava que 100 euros era o preço previsto (num estudo realizado em 2005) para um bilhete para o TGV entre Lisboa e Madrid. O preço do Alfa é de 40 euros.
Mas respondi-lhe:
- Sabes Inês por vezes é preciso sermos um pouco como Sebastião José de Carvalho e Melo...
-O marquês de Pombal ?...
- Sim . A Avenida da Liberdade era muito grande, enormíssima na altura.. agora não chega.. e a frequência de trânsito que tem não nos deixa disfrutar de esplanadas e sombras.
- Estás a falar do futuro...
- Tudo deve ser feito com os olhos postos no futuro. Portugal tem de se convencer que tem de fazer parte do futuro. E o que agora nos parece caro, desnecessário, amanhã vai saber-te bem e vai ter custos acessíveis e vai contribuir para o alrgamento do País e a visão da economia nacional, e para uma Europa mais unida...Um sistema de transportes é a primeira coisa a ser monopolizada ou dominada no caso de haver um atentado terrorista em grande, que queira entrar num sistema ou dominar um sistema . Não um país apenas.
A partir daí as comunicações, fugas ou socorros tornam-se nulos.
Ter um sistema de transportes absoleto não é bom para a economia e a segurança de um país.
- E que lucramos agora com isso ?
-Agora, ...por ora... visibilidade e, .... não perdemos o combóio.
Pisquei-lhe o olho. Ela percebeu
Afinal eras apenas uma conversa entre mãe e filha ao jantar... Ora bolas! Começam a crescer começam a dar que falar. E nem nos deixam reflectir sobre as coisas!
-ACCB
Etiquetas: sorrisos
4 Comentários:
Sai à mãe, sai à mãe... nas coisas boas nunca dizem que sai ao pai!
Manias...
2 horas e 35 minutos para chegar ao Porto? O rápido é assim tão lento? Ainda bem que costumo ir de carro.
“Espanha vai ter um TGV porque não nós também?” Se é para nos igualarmos com outros países da União Europeia, então porque não um TGV moderno e realmente rápido, como o dos franceses, porque este, com velocidades de há 60 anos?
“Queremos diminuir a poluição não é?” Queremos? Então porque é que vendemos cad vez mais carros a gasóleo? E porque é que plantamos bio-combustíveis?
“E O TGV polui menos mãe?
Pensei que não sabia bem se poluía menos mas, tendo em conta a natureza da estrutura , poluía menos de certeza. Menos que uma frota de camiões, menos que um avião...”
É eléctrico, por isso, se a energia eléctrica for produzida numa hidroeléctrica ou numa central nuclear, polui menos! Mas se for produzida numa termoeléctrica a carvão, as coisas ficam mais equilibradas.
Ah, mas consta que o TGV não vai transportar mercadorias…
“Portugal tem de se convencer que tem de fazer parte do futuro” Pois… Mas a tecnologia desta linha e destes comboios que aí vêem faz parte do passado. Se queriam inovação tecnológica, apostavam no TGV francês ou nos comboios de levitação magnética japonese ou alemães.
Vou-me embora, que estou a refilar demais, deve ser do sono.
Bom fim-de-semana.
e porque não nos OVNIS????
a velha hoje levantou-se com o alemão
xi
maria
Maria, eles não falaram de ovnis no telejornal.
Provavelmente ela perguntaria logo alguma coisa.
Pergunta tudo!
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial