CleopatraMoon

Um Mundo à parte onde me refugio e fico ......distante mas muito próxima.

A minha foto
Nome:
Localização: LISBOA, Portugal

Sou alguém que escreve por gostar de escrever. Quem escreve não pode censurar o que cria e não pode pensar que alguém o fará. Mesmo que o pense não pode deixar que esse limite o condicione. Senão: Nada feito. Como dizia Alves Redol “ A diferença entre um escritor e um aprendiz, ou um medíocre, é que naquele nunca a paixão se faz retórica.” Sou alguém que gosta de descobrir e gosta de se descobrir. Apontamento: Gosto que pensem que sou parva. Na verdade não o sou. Faço de conta, até ao dia em que permito que percebam o quanto sou inteligente.

online

sábado, outubro 21, 2006

É que eu sou mesmo uma miúda ---------------------------mal comportada.

*
********
Eu queria fazer um post diferente.
Juro que queria.
Queria dizer-vos que não ando distraída.
Que não me "enfronhei nos processos " e deixei de olhar o mundo lá fora.
Aliás, quem me conhece, sabe bem que não é meu feitio "enfronhar-me" em nada e , muito menos, em processos.
.
Mas a informação é tanta! Se de um lado chove do outro faz vento e, por vezes, apetece-me deixar cair os braços e deixar andar.
.
Se me manifesto, tenho a mania que sou jornalista e toca de me criticarem porque não faço notícia nem tenho direito a fazê-la; se não me manifesto, ando ao lado, ou de fora, o que é pior.
.
E penso: - Quero lá saber!
.
Quero lá saber que o PGR tenha dado uma entrevista de camisa cor de rosa, de mangas arregaçadas, com aroma a fim de semana ou a jovem em crise de meia idade.
Quero lá saber que o pessoal lá da terra venha todo a correr a falar do Sr DR. , e de que ele até é uma boa pessoa.Pois porque é que não havia de ser?
Quero lá saber se é ou não Maçon... (Aliás, aqui para nós, ainda não consegui perceber muito bem o tabu que existe à volta da maçonaria);
Quero lá saber que a assessoria de imagem do PGR tenha gostos tipo, imprensa cor de rosa.
Quero lá saber que o PGR não tenha conseguido o Vice que queria! Eu nem sou do MP!
.
Quero lá saber que o ignorante do Presidente dos Estados Unidos, que devia ser eleito por todo o planeta porque se mete em tudo o que diz respeito a todos, ( já pensei em votar também como cidadã obrigada a aturar os desmandos do senhor) quero lá saber dizia eu, que a prisão de Guantánamo em Cuba, Terra de Fidel ou lá de quem é, seja quase que legalizada num golpe legislativo, que até arrepia, e se torne em território de ninguém, ou melhor, em território de Bush, e se justifiquem todos os actos daquele idiota, como se tivesse uma legitimidade divina.
.
Quero lá saber que os Direitos Humanos só sejam defendidos no papel?
Quero lá saber que a Magna Carta - Magna Carta Libertatum - impeça o exercício do poder absoluto, da arbitrariedade, do abuso do poder, implique a sujeição de todo o poder à Lei, se é o Poder que faz a lei?.
Quero lá saber!!...
Só se um dia me imaginarem terrorista e me interrogarem da tal forma DURA de que fala o tal diploma, de que nem quero saber, mas que me incomoda de forma tão absurda que chego a querer saber.
.
Quero lá saber que a reforma penal ponha os arguidos na rua antes de um Juiz dizer:
- Condenado em 3 anos de prisão. - E que os faça circular mais perto e mais rapidamente junto das vítimas e das testemunhas. Mais rápido do que, como dizia a minha avó, "o diabo esfrega um olho!"
.
Quero lá saber que eu seja um aplicador da Lei. Que seja eu quem melhor lhe conhece os meandros, as agruras e as fragilidades se , assim que as aponto, alguém vem gritar:
- Então mudemos a Lei. Sujeitemos a Lei à lei, e vai de lhe criar mais agruras e fragilidades.
.
Quero lá saber que os novos Juízes vão fazer estágio a empresas privadas ou a escritórios de advogados... Coitados.
E quero lá saber das NUTS e dos gastos que implicam.
Quem lhes pagará as idas, a todos, tendo em conta a retenção orçamental?
A política orçamental tem ao que parece 25 anos!
Mas até vai mudar e, a redução do défice público, é uma das formas de a mudar!
Apesar de Portugal ter sido nos últimos 20 anos o país da União Europeia que teve maior aumento de carga fiscal.
.
E eu quero lá saber que os aumentos dos ministros voltem a ser superiores aos restantes.
E quero lá saber que digam que eu até pertenço aos privilegiados, se não é verdade.
E que sou um daqueles que nada fazem, condenam muito ou pouco, conforme a hora, e até têm mão leve para o que não devem e, mão pesada para o que não deviam ter.
.
Só me apetece dizer:
- Estou-me nas tintas!
.
Mas o problema é que não me consigo estar nas tintas.
.
Não me consigo estar nas tintas quando o PGR vai falar de corrupção para a China e cá continuamos a não saber falar de corrupção ou pior, a não saber combatê-la e a não ter os meios devidos para tal. E a perceber que, afinal, a corrupção ficou fora do pacto para a Justiça.
.
Não me consigo estar nas tintas para a afirmação de que o OE assenta em leis não promulgadas pelo PR e não aprovadas pela AR.
.
Não me consigo estar nas tintas para o facto de todos os dias saber que a Constituição da República Portuguesa foi trancafiada numa gaveta.
.
Não me estou nas tintas pelo facto de se ignorar tudo, incluindo o Protocolo de Kioto, e de pagarmos cada vez mais para termos cada vez menos, nem para o facto de haver mais uma providência cautelar por causa da co-incineração aqui logo ao lado, na Arrábida.
.
Não consigo estar nas tintas para a guerra das Estrelas tão desejada pelos EUA.
Há tanto tempo! Desde o afundamendo do submarino Kursk (19/06/2002) e muito antes disso.
.
E, também não consigo ficar indiferente, ao facto de saber que, como nunca soubemos porque "se afundou" o Kursk, da mesma forma nunca vamos saber quem matou Anna Politkóvskaya .
.
Não me estou nas tintas para a queda vertiginosa da imagem dos professores e para a queda vertiginosa da qualidade do ensino no nosso país.
Nem sequer consigo deixar de pensar que a Finlândia com um orçamento igual ao nosso para a educação é o que tem melhores resultados, ou seja os melhores alunos.
.
Não me estou nas tintas para o aumento inflacionário da inflação, até porque não vejo aumentos e não me pagam turnos há já não sei quanto tempo e, todos os dias tudo aumenta e, ainda mais, a electricidade... que, ao que parece, está cara por culpa nossa e não por culpa de quem tem por função administrar ou gerir a economia portuguesa.
.
Não consigo estar-me nas tintas face às bombas de fragmentação utilizadas contra as populações em Israel ou no Líbano ou onde quer que seja.
.
Não me posso estar nas tintas quando, todos os dias, começando por este cantinho à beira mar plantado, tantas crianças ficam em silêncio porque ninguém as olha nos olhos, ou as observa com atenção, a ponto de descobrir a violência de que são vítimas.
.
Não me consigo estar nas tintas para o referendo sobre a despenalização do Aborto,
porque me diz respeito enquanto mulher e mãe e enquanto mulher e filha.
.
É tramado este estado de alma aqui!
E fico-me por aqui...
Porque este trava-me a capacidade de pensar no que quer que seja mais...
Este obriga-me a acordar e a pensar que não me posso estar mesmo nas tintas para nada do que disse supra e não disse e há para dizer.
Nem como mãe.
Nem como filha.
Nem como mulher.
Nem como cidadã.
E muito menos como Juíz
........................................................................
Desculpem o desabafo, mas já não aguentava mais.
É que eu sou mesmo uma miúda mal comportada!
.
Já estou como diz a canção:
"Yo soy uma mujer sincera
de donde crece la palma
Y antes de morir yo quiero
Cantar mis versos del alma.
Cultivo una rosa blanca
En junio como en enero
Para el amigo sincero
Que me da su mano franca.

..............
ACCB
..

12 Comentários:

Blogger Vítor Sequinho dos Santos disse...

Pois é, cara Cleopatra.
Seria tão cómodo estarmo-nos nas tintas.
Preocuparmo-nos apenas com as nossas vidinhas.
Estarmos caladinhos, não correr riscos...
Afinal, olhando em volta, até nem podemos queixar-nos da nossa vida, face àquilo que nos rodeia.
Diabo de mania de não estarmos calados.
Bom Domingo.

ps - parece-me que conheço a Senhora da foto.

22 outubro, 2006  
Blogger LUA DE LOBOS disse...

olá Cleo
depois de golfinhar 1 semana cá estou a regressar ao mundo (I)real... pois eu ainda tenho a capacidade de resmungar, de ir à luta e até de de me oferecer como voluntária para cuidar de um golfinho bebé que foi bafejado pela sorte de ter um grupo incrível de GENTE que mais não são do MISSIONÀRIOS!!!
gostaria de ter sido eu a escrever este texto que tu aqui apresentas... pois é!!! não se consegue ficar nas tintas... não de todo!!!!
aparece no http://blog.socpvs.org e divulga por favor:)
xi
maria de são pedro

22 outubro, 2006  
Blogger DarkMorgana disse...

Gostavas era de só teres de te preocupar com a hora das novelas e com as visitas que a vizinha do lado recebe ou em ouvir convenientemente as discussões dos vizinhos de baixo...
E provavelmente serias muito feliz assim...
Mas tiveste que ser uma mulher que se interessa pelo que se passa á volta dela!
Agora, não te queixes!!

22 outubro, 2006  
Blogger o sibilo da serpente disse...

Não é nada uma miúda mal comportada...

23 outubro, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Cleo,
temos que actualizar a foto porque aquela já é antiga
vamos voltar a colocar uma foto das três com um ar bem divertido.

Um grande beijinho para a "miuda mal comportada"
MDB

23 outubro, 2006  
Blogger Claudia Sousa Dias disse...

Eu também não me consigo estar nas tintas.

Para além de tudo o que falate, não consigo estar-me nas tintas para o facto de as mulheres sofrerem actos de violência e, ainda assim, desculparem os seus agressores, permitindo-lhes que estes assumam o papel de vítimas e as transformem a elas em algozes.

Não entendo as mulheres que deixam manipular, pelo medo da solidão.

E não consigo estar nas tintas para este tipo de tirania.

Chamem-me feminista.

É o que eu sou e, na minha essência, nunca hei-de deixar de ser.

Um beijo, Rainha Cleópatra!


CSD

23 outubro, 2006  
Blogger Brandybuck disse...

Excelente, principalmente vindo de uma miúda mal comportada.
Se isso é ser mal comportada, nunca deixes de o ser, pois precisamos urgentemente de mais mal comportados.

Um beijo

23 outubro, 2006  
Blogger arsene lupin disse...

Concordo com tudo, este mundo está mesmo uma M........
E a nossa economia uma Grande M.......
É este o desabafo também de um cidadão desiludido, que acreditou, mas que no fim, foi mais um enganado, por um individuozinho mais à direita que Salazar!

24 outubro, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Ups... Cheguei tão tarde que já disseram tudo!
Beijinhos para a menina "mal comportada"!

24 outubro, 2006  
Blogger £ou¢o Ðe £Î§ßoa disse...

Mal comportada...
Tenho uma tia que é freira e ela sim, diria-te o que é ser mal comportada!!!

Menina estás á janela com o teu...

Até outro intante!

24 outubro, 2006  
Blogger Rhosa Luz disse...

Menina mal comportada, o quê com esta escrita, para quando o livro???????? Rhosa Luz

24 outubro, 2006  
Blogger Cleopatra disse...

O livro?... bem.... vamos ver.
Quem sabe?

31 outubro, 2006  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

__________