CleopatraMoon

Um Mundo à parte onde me refugio e fico ......distante mas muito próxima.

A minha foto
Nome:
Localização: LISBOA, Portugal

Sou alguém que escreve por gostar de escrever. Quem escreve não pode censurar o que cria e não pode pensar que alguém o fará. Mesmo que o pense não pode deixar que esse limite o condicione. Senão: Nada feito. Como dizia Alves Redol “ A diferença entre um escritor e um aprendiz, ou um medíocre, é que naquele nunca a paixão se faz retórica.” Sou alguém que gosta de descobrir e gosta de se descobrir. Apontamento: Gosto que pensem que sou parva. Na verdade não o sou. Faço de conta, até ao dia em que permito que percebam o quanto sou inteligente.

online

segunda-feira, dezembro 12, 2005

«Damas de Blanco» nomeadas para Prémio Sakharov




Cerimónia de entrega do Prémio Sakharov 2005

O prestigiado Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2005 irá ser entregue aos três vencedores deste ano – o movimento de oposição cubano "Damas de blanco", a advogada nigeriana Hauwa Ibrahim e a organização internacional "Repórteres sem Fronteiras" – numa sessão solene que terá lugar a 14 de Dezembro, pelas 12 horas, no Parlamento Europeu em Estrasburgo. A conferência de imprensa com os laureados está agendada para as 13 horas.

**************
Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento
O Prémio Sakharov recompensa personalidades excepcionais que lutam contra a intolerância, o fanatismo e a opressão. A exemplo de Andrei Sakharov, os laureados com o Prémio Sakharov testemunham a coragem que é necessária para defender os direitos do Homem e a liberdade de expressão.
»»»»»»»»«««««««««
Este ano, são candidatos a advogada nigeriana Hauwa Ibrahim, defensora das mulheres condenadas ao abrigo da "Sharia", o grupo "Mulheres de Branco", pelos direitos dos prisioneiros políticos em Cuba, e a organização "Repórteres sem Fronteiras".
**
As «Damas de Blanco», um grupo de mulheres, vestidas com a cor da paz, que caminha pelas ruas de Havana para pedir às autoridades cubanas a libertação dos seus parentes, presos em Cuba desde a Primavera de 2003.
*******
Quem foi Andrei Sakharov?

Prémio Nobel da Paz em 1975, o físico russo Andrei Dmitrievitch Sakharov (1921-1989) foi, antes de mais, o inventor da bomba de hidrogénio.

Preocupado com as consequências dos seus trabalhos para o futuro da humanidade, procura fazer despertar a consciência do perigo da corrida ao armamento nuclear. Obtém um êxito parcial com a assinatura do Tratado contra os Ensaios Nucleares em 1963.
**********
Considerado na URSS como um dissidente com ideias subversivas, cria, nos anos setenta, um Comité para a defesa dos direitos do Homem e para a defesa das vítimas políticas. Os seus esforços são coroados pelo Prémio Nobel da Paz em 1975.

Lista dos premiados

Apresenta-se abaixo a lista completa dos premiados com o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento:

PRÉMIO SAKHAROV
Para a liberdade de pensamento
1988
Nelson Rolihlahla
Mandela e Anatoli Marchenko (a título póstumo)
1989
Alexander Dubcek
1990
Aung San Suu Kyi
1991
Adem Demaçi
1992
Las Madres de la Plaza de Mayo
1993
Oslobodjenje
1994
Taslima Nasreen
1995
Líela Zana
1996
Wei Jingsheng
1997
Salima Ghezali
1998
Ibrahim Rugova
1999
José Alexandre 'Xanana' Gusmão
2000
¡ Basta Ya !
2001
Izzat Ghazzawi,Nurit Peled-Elhanan e D. Zacarias Kamwenho
2002
Oswaldo José Payá Sardiñas
2003
A ONU e o seu Secretário Kofi Annan
2004
Zhanna Litvina,
presidente da Associação dos Jornalistas da Bielorússia.
++++++++++

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

__________