CleopatraMoon

Um Mundo à parte onde me refugio e fico ......distante mas muito próxima.

A minha foto
Nome:
Localização: LISBOA, Portugal

Sou alguém que escreve por gostar de escrever. Quem escreve não pode censurar o que cria e não pode pensar que alguém o fará. Mesmo que o pense não pode deixar que esse limite o condicione. Senão: Nada feito. Como dizia Alves Redol “ A diferença entre um escritor e um aprendiz, ou um medíocre, é que naquele nunca a paixão se faz retórica.” Sou alguém que gosta de descobrir e gosta de se descobrir. Apontamento: Gosto que pensem que sou parva. Na verdade não o sou. Faço de conta, até ao dia em que permito que percebam o quanto sou inteligente.

online

sábado, novembro 19, 2005

A Inveja é a ultima a morrer ( Será que parámos no Inverno?)


Vivemos num País pequenino.
Começa a ser pequenino em tudo...
Até nos sentimentos mesquinhos ele é miudinho...pequenino...
Ontem a caminho do Tribunal, como sempre lá levava o rádio sintonizado no RCP.
Gosto de os ouvir, acho piada às coisas que comentam, ao que vão dizendo e gosto, principalmente, de ouvir a crónica do Nuno Rogeiro.
Nem sempre concordo com tudo mas, não deixo de gostar.
Ontem, as notícias abriram de forma sensacionalista.
O tema era, as férias de Juízes.
Até aqui nada de novo, uma vez que, neste país parece que não nos reconhecem o Direito a Férias e, este vem sendo o tema preferido de muita gentinha que para aí anda.
_______
O que era engraçado ( sem graça nenhuma) é que teriam ido rebuscar umas férias que a Associação Sindical propõe aos seus associados (e não só), de 8 dias, e que inclui a passagem do ano.
Ora, esta situação também não é novidade a não ser no local a visitar.
É natural que não queiram repetir locais.
Quem passeia gosta de ver coisas novas. Não é assim??
Pois o local escolhido este ano, é o Canadá e mais precisamente o castelo de Frontenac.
O site da associação anuncia assim para quem estiver interessado:
_____
REVEILLON NO CASTELO DE FRONTENAC - CANADA
(viagem de 8 dias visitando Toronto, Cataratas do Niagara, Kingston, Ottawa, Quebéc e Montreal).

- A viagem pode ser realizada com o n.º mínimo de duas pessoas e as inscrições ser feitas deverão preferencialmente junto da ASJP.
- O pagamento poderá ser feito através da ASJP ou directamente à agência de viagens, com possibilidade de pagamento em prestações (50% até à data da partida e o restante com cheques pré-datados);
- A pessoa responsável pela organização desta viagem na agência é Cristina Carvalho (contactável através do telemóvel 934023263 ou para o seu e-mail - cristina.carvalho@oasistravel.net); outros contactos com a agência podem ser feitos através dos telefones 213129093 ou 213193600.
_________
Ora aqui fica a informação quase completa.
O que os senhores jornalistas ou, alguém por detrás deles, fez com esta "coisa" é que não foi muito bonito.
Pegando no local, no preço , ao que consta cerca de 1600 Euros, no programa e, nas datas, os nossos jornalistas anunciaram ao país que:
- "Juízes vão de férias e não voltam a tempo de iniciar o trabalho a 4 de Janeiro de 2006! Vão ter jantar no castelo de Frontenac com pista de dança e ambiente de charme."
____
Ora, quem ouve assim dito, imagina um magote de Juízes em dabandada, de malas feitas, cabeças tresloucadas, todos a caminho do Canadá, como aves de arrribação, para passarem TODOS! 8 dias no maior dos luxos , com direito a pista de dança e ambiente de charme.
______
Se por um lado a forma como o assunto foi trabalhado me fez, sinceramente, nojo, por outro lado, ainda consegui soltar uma gargalhada imaginando-nos todos em debandada leviana para fora deste País.
A gargalhada não escapou ao meu filho de 8 anos que no banco trazeiro me perguntou de que ria eu. Respondi-lhe que íamos passar o ano ao Canadá ao castelo de Frontenac, e ele, perguntou-me na sua inocência de quem houve as conversas familiares.
- "Então não é no sítio do costume?"
______
Pois é, a Inveja é a ultima a morrer.
Verde como a Esperança, diferencia-se dela porque se corroi em ácidos mal amanhados e vai urdindo mentiras e espalhando a confusão no meio da populaça.
Como se os Juízes não tivessem direito a viajar.
Como se não fosse do seu bolso que sai o preço da viagem
Como se os Juízes não soubessem dançar e não gostassem, como o comum dos mortais, de ambientes de charme...
___
Esquecem que passamos dias e noites, "encafuados" em salas de audiência sem luz natural, sem ar natural, sem ver os filhos, o marido, a mulher, os amigos... SEM SOL!!!!...
É que o SOL quando nasce é para todos!
E não é tapando o SOL que todos ficam iguais e felizes....
_________
Quando será que nos deixam em PAZ??
Ou será que somos celebridades e vocês senhores jornalistas portugueses não passam de Paparazis que alimentam a mesquinhez de um Povo que está cada vez mais pobre de sentimentos, de sentido e de conhecimento.
Façam uma sondagem senhores jornalistas e vejam lá quantos cidadãos ficam em casa na passagem do ano....
Os que optam e os que têm de optar...
E quantos cidadãos não ficam em casa na passagem do ano?
Os que optam e os que querem optar...
___
Será que optar é um Direito Constitucionalmente reconhecido???!!
Diz a Nossa Lei Fundamental no seu artº 13º que:
1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.
2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica ou condição social.
.
Diz o artº 45º da mesma Lei Funda,mental:
Direito de reunião e de manifestação
1. Os cidadãos têm o direito de se reunir, (...), mesmo em lugares abertos ao público, sem necessidade de qualquer autorização.
(...)
Diz o artº 78º da CRP
Fruição e criação cultural
1. Todos têm direito à fruição (...) cultural(...).
2. Incumbe ao Estado, em colaboração com todos os agentes culturais:
a) Incentivar e assegurar o acesso de todos os cidadãos aos meios e instrumentos de acção cultural, bem como corrigir as assimetrias existentes no país em tal domínio;
b) Apoiar as iniciativas que estimulem a criação individual e colectiva, nas suas múltiplas formas e expressões, e uma maior circulação das obras e dos bens culturais de qualidade;
e) (...);
d) Desenvolver as relações culturais com todos os povos, especialmente os de língua portuguesa, e assegurar a defesa e a promoção da cultura portuguesa no estrangeiro;
e) (...).
.
E no artº 26º reza assim:
Outros direitos pessoais
1. A todos são reconhecidos os direitos à identidade pessoal, ao desenvolvimento da personalidade, à capacidade civil, à cidadania, ao bom nome e reputação, à imagem, à palavra, à reserva da intimidade da vida privada e familiar e à protecção legal contra quaisquer formas de discriminação.
.
Deixem-nos em Paz senhores politicos e senhores jornalistas...
Temos direito à nossa privacidade.
Não fazemos viagens à custa do erário público
Não vamos assistir a jogos de futebol em Aveiro em Falcons que ficam ao país em cada pequena viagem na módica quantia de cerca 1000 contos/hora - 5000 euros...
Não mudamos casas de banho dos Tribunais para as apetrechar com mármores ou granitos caríssimos...
Não fazemos viagens às ilhas Seychelles para andar de tartaruga às costas do erário público...
Não mandamos construir ginásios privados nos Tribunais ...
.
O direito a informar e à informação, passa pela lealdade da escrita, pela verticalidade do escrever...Pela verdade do conteúdo, sem objectivos tendenciosos, mal formados e ignorantes.
.
Não me digam que no nosso País.... afinal é a Inveja que é a última a morrer!!
Deixem-nos em Paz meus senhores!!!
19.11.05 ACCB

1 Comentários:

Blogger JFMN disse...

Eu estou cheinho de inveja. Também queria ir de férias para o Canadá. Haverá descontos para quem parte do meio do Atlântico ? Os Açores sempre ficam quase a meio caminho.

19 novembro, 2005  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

__________