sábado, março 03, 2007

ECLIPSE

9 comentários:

  1. Não sabia que também era fã do software "Starrynight"...
    Falta apenas a referência a que, o que se "viu" da superfície da Lua foi um eclipse total do Sol.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. O Apache
    Veja se acorda... eclipse total do
    SOL???
    O Eclipse de ontem foi LUNAR TOTAL.
    Isto porque ocorre quando a Lua atravessa completamente o interior da penumbra da Terra, a parte interna da sombra.
    A velocidade da Lua através da sombra é cerca de um quilómetro por segundo, e um eclipse total pode durar até 102 minutos (1h e 42min). O período decorrido a partir do momento em que a Lua tem o primeiro contacto com a penumbra da Terra até ao momento em que a abandona totalmente, por outro lado, pode durar várias horas.
    Se apenas parte da Lua entra na penumbra, o eclipse designa-se por eclipse parcial.
    A Lua não fica completamente invisível ao ser escurecida pela sombra terreste devido à refração da luz solar produzida pela luz da atmosfera do planeta. A intensidade da luz refratada depende da quantidade de nuvens ou poeira existentes na atmosfera, bloqueando a passagem da luz. Isso causa na Lua uma coloração com tons avermelhados, cuja intensidade varia de um eclipse para outro.
    .
    Um eclipse solar é um fenómeno que ocorre quando a Lua se interpõe entre o Sol, e a Terra estando os três corpos celestes alinhados. Do ponto de vista de um observador na Terra, a Lua fica diante do Sol e assim o disco solar é parcial ou completamente ocultado.
    .
    O Eclipse Lunar só ocorre durante a fase da Lua cheia, (quando a Lua passa pela sombra da Terra) denominando-se eclipse da Lua, ou eclipse lunar.
    O Eclipses solares podem ocorrer apenas durante a fase de Lua nova, por ser o período em que a Lua está posicionada entre a Terra e o Sol.
    .
    Esperemos que tenha ficado esclarecido.

    ResponderEliminar
  5. Espectacular video!

    Fica Bem!

    ResponderEliminar
  6. Manza, não percebeu o que eu escrevi. No vídeo acima, simula-se o eclipse visto da Terra, "visto" do Sol e "visto" da Lua. O que eu quis dizer (não sei se ficou claro) foi que para um observador colocado na Lua, o fenómeno de ontem foi um eclipse total do Sol, com a Terra em fase Nova. Tal como se na Terra ocorresse um eclipse do Sol, na Lua observar-se-ia um eclipse parcial da Terra.

    Quanto ao seu texto, está muito bom, apenas uma pequena correcção, a fase total de um eclipse pode durar um pouco mais de 102 minutos (há aí um pequeno erro de cálculo, que não é só seu, um astrónomo disse ontem o mesmo, na SIC Notícias), por exemplo, o do passado dia 16 de Julho de 2000 durou 107 minutos e no (futuro) dia 27 de Julho de 2018, durará 104 min. Esta duração refere-se ao eclipse total, porque entre o início do "desaparecimento" e a "reaparição" total podem decorrer cerca de 4 horas.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  7. APACHE!!

    Please!
    Fique à civil qdo vier aos blogs!!!!

    ResponderEliminar
  8. Humm, não gosta de Astronomia? Ou será de picuinhas?
    Já não se pode elogiar o comentário do Manza, ora esta.

    ResponderEliminar
  9. Pode: Claro que pode!
    E gosto muito de o ter por aqui.
    A si e ao Manza!

    ResponderEliminar

os escribas disseram