Pois eu, retórico por profissão, sofístico por deformação, por todos os gramáticos odiado e dos músicos devoto, confesso, na rudimentar nomenclatura com que me exprimo, entre sons rudimentares e sentimentos primários: não sei! Um bom sábado!
E depois admiram-se que as crianças não dominem a nossa língua! Mas eu pergunto: acaso os nossos antigos Mestres, da primária, do Liceu, se fossem vivos e hoje ensinassem, não punham ordem nisto? Acaso não seriam capazes de produzir bons alunos e bons cidadãos? Então para quê estas modernices? Apenas estamos a produzir crianças angustiadas, pais desnorteados, que já não sabem ajudar os filhos nos trabalhos de casa, cidadãos ignorantes de amanhã... E dizem que o ensino (que tivemos na nossa infância e juventude) era retrógrado e "reaccionário"! Livrem-nos deste agora! Que cidadãos produzirá amanhã?
Tinha feito referência a esta hilaridade chamada TLEBS na "postagem" de 14 de Novembro, no meu "blog". TLEBS significa, Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (leia-se "nova gramática").
Advérbio disjunto restritivo da verdade da asserção é uma classificação gramatical de algumas palavras, isto em teoria... porque na prática é uma clara demonstração do estado delirante dos autores da TLEBS (e dos responsáveis pela sua publicação) que está recheada destas pérolas do ridículo. Aparentemente, esta classificação corresponde aos antigos advérbios de modo, se bem que nem todos eles se comportam como tal. Bons exemplos destes advérbios disjuntos restritivos da verdade da asserção são: "supostamente" e "aparentemente" (com que abri o parágrafo). Esta "gramática" enferma de dois problemas graves: um, a (quase) não compartimentação das classificações, por exemplo, em química se queremos classificar uma substância, podemos fazê-lo quanto à cor, ao brilho, à dureza, a solubilidade, à densidade, ao estado físico, etc., aqui vai tudo a eito; outro, a terminologia usada é confusa e intragável para a faixa etária a que se destina. Veja-se... "dedo" aparece classificado como: nome comum, concreto, não animado, não humano, contável, masculino, singular (não devendo ser considerada incorrecta a sua classificação também como epiceno); "cão" tem a mesma classificação, com a excepção de ser animado.
Aqui ficam mais algumas preciosidades...
Sufixo de adjectivalização; Sufixo de nominalização; Sufixo de verbalização; Adjectivo de possibilidade; Verbo causativo; Verbo incoativo; Sujeito nulo expletivo; Modificador do nome restritivo; Modificador adjectival; Não contáveis massivos; Não contáveis não massivos; Protótipo textual expositivo-explicativo; Protótipo textual injuntivo-instrucional; Protótipo textual dialogal-conversacional; Frase não finita gerundiva; Frase não finita participal; Frase não finita infinita; Frase subordinada adjectiva relativa com antecedente restritiva;
É só rir!!!
A TLEBS foi publicada em Diário da Republica, como Portaria nº 1488/2004, de 24 de Dezembro, está assinada pelo (à data), Secretário de Estado da Educação, Diogo Feio.
Aqui fica a página oficial da TLEBS... http://www.dgidc.min-edu.pt/TLEBS/terminologia.asp
Desculpem lá, mas agora é que vão deixar de haver alunos fracos em Português!
Aquilo é tudo supééésimples!
Os autores da TLEBS podiam ir (verbo causativo) à... nome comum, concreto mas não discreto, não animado e desanimador, desumana de tão mal cheirosa, contável, feminina, singular ou plural (dependendo da vontade de quem a faz)
o teu link já lá está. Há uns tempos andei a mexer no bloguito e enganei-me no seu blog.
Quanto ao que dizes, sobre as dificuldades de entrar e comentar no bloguito, não percebo porquê mais ninguém fala nisso. O blog permite comentários de todos os outros bloggers claro. Porque tens dificuldades? Eu no teu não tenho problemas em entrar no teu como vês.
Gostava de saber resolver o problema mas não sei o que se passa com o teu caso :-(
ps- tu tens aqui mais segurança do que eu...com estas letrinhas...Ehehehehe
Beijinhos e obrigada pelos outros comentários dos desenhos :-)
"- Qual a sua opinião sobre o advérbio disjunto restritivo de verdade de asserção?"
" - O Queijo Limiano é cortado em suaves fatias, numa embalagem prática que preserva a sua frescura, blá blá blá blá..." ...
Olá, Cléo!!!
...
Eu passo a explicar... é simples, simples:
Quando se estuda uma Língua, é necessário denominar os factos linguísticos (as classes a que as palavras pertencem, as relações que estabelecem, as funções que desempenham, os termos que por elas são constituídos, etc.): é necessária uma terminologia.
MAS, porém, contudo...
De vez em quando, aparecem umas vac.., não, umas pessoas que gostam de dizer coisas que ninguém entende. Acordam e pensam: Advérbios de modo? Nã... é necessário simplificar! “advérbios disjuntos avaliativos”, “advérbios disjuntos modais”, “advérbios disjuntos reforçadores da verdade da asserção” e “advérbios disjuntos restritivos da verdade da asserção”. O sujeito indefinido passa a ser o luminoso “sujeito nulo expletivo”.»
...
A TLEBS (Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário), levanta-me muitas dúvidas sobre o estado mental de quem tal imaginou... ...
Eu sou professora de Língua e Literatura Portuguesa... ... Por amor de Deus, deixem essas coisas para os senhores e senhoras que precisam de fazer teses de doutoramento (e que acham que já se esgotaram os temas! Risos...) e deixem as nossas criancinhas amar a sua Língua. ...
Alguém me consegue explicar como é 15 mil professores conseguiram conceber a famosa TLEBS? Terá sido num “brainstorming” colectivo cheio de coisinhas que fazem alucinar e rir? Tudo isto é demasiadamente trágico para ser levado a rir! Resta-me a esperança que a TLEBS sirva somente para alimentar as teses de mestrado, doutoramento, pós-doutoramento, pós-pós-doc’s e etc. dos milhares que estão a ser lançados para o desemprego fruto dos milhentos novos cursos criados a esmo. Já chega de experiências na educação!
sei lá. Será talvez... talvez!
ResponderEliminarA TLEBS é uma importante descoberta do génio português...
ResponderEliminarVeja aqui e aqui.
Cumprimentos,
Pois eu, retórico por profissão, sofístico por deformação, por todos os gramáticos odiado e dos músicos devoto, confesso, na rudimentar nomenclatura com que me exprimo, entre sons rudimentares e sentimentos primários: não sei!
ResponderEliminarUm bom sábado!
E depois admiram-se que as crianças não dominem a nossa língua! Mas eu pergunto: acaso os nossos antigos Mestres, da primária, do Liceu, se fossem vivos e hoje ensinassem, não punham ordem nisto? Acaso não seriam capazes de produzir bons alunos e bons cidadãos? Então para quê estas modernices? Apenas estamos a produzir crianças angustiadas, pais desnorteados, que já não sabem ajudar os filhos nos trabalhos de casa, cidadãos ignorantes de amanhã... E dizem que o ensino (que tivemos na nossa infância e juventude) era retrógrado e "reaccionário"! Livrem-nos deste agora! Que cidadãos produzirá amanhã?
ResponderEliminarQuê? Acho que tenho qualquer coisa ao lume...
ResponderEliminarTinha feito referência a esta hilaridade chamada TLEBS na "postagem" de 14 de Novembro, no meu "blog".
TLEBS significa, Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (leia-se "nova gramática").
Advérbio disjunto restritivo da verdade da asserção é uma classificação gramatical de algumas palavras, isto em teoria... porque na prática é uma clara demonstração do estado delirante dos autores da TLEBS (e dos responsáveis pela sua publicação) que está recheada destas pérolas do ridículo.
Aparentemente, esta classificação corresponde aos antigos advérbios de modo, se bem que nem todos eles se comportam como tal. Bons exemplos destes advérbios disjuntos restritivos da verdade da asserção são: "supostamente" e "aparentemente" (com que abri o parágrafo).
Esta "gramática" enferma de dois problemas graves: um, a (quase) não compartimentação das classificações, por exemplo, em química se queremos classificar uma substância, podemos fazê-lo quanto à cor, ao brilho, à dureza, a solubilidade, à densidade, ao estado físico, etc., aqui vai tudo a eito; outro, a terminologia usada é confusa e intragável para a faixa etária a que se destina. Veja-se... "dedo" aparece classificado como: nome comum, concreto, não animado, não humano, contável, masculino, singular (não devendo ser considerada incorrecta a sua classificação também como epiceno); "cão" tem a mesma classificação, com a excepção de ser animado.
Aqui ficam mais algumas preciosidades...
Sufixo de adjectivalização;
Sufixo de nominalização;
Sufixo de verbalização;
Adjectivo de possibilidade;
Verbo causativo;
Verbo incoativo;
Sujeito nulo expletivo;
Modificador do nome restritivo;
Modificador adjectival;
Não contáveis massivos;
Não contáveis não massivos;
Protótipo textual expositivo-explicativo;
Protótipo textual injuntivo-instrucional;
Protótipo textual dialogal-conversacional;
Frase não finita gerundiva;
Frase não finita participal;
Frase não finita infinita;
Frase subordinada adjectiva relativa com antecedente restritiva;
É só rir!!!
A TLEBS foi publicada em Diário da Republica, como Portaria nº 1488/2004, de 24 de Dezembro, está assinada pelo (à data), Secretário de Estado da Educação, Diogo Feio.
Aqui fica a página oficial da TLEBS...
http://www.dgidc.min-edu.pt/TLEBS/terminologia.asp
Desculpem lá, mas agora é que vão deixar de haver alunos fracos em Português!
ResponderEliminarAquilo é tudo supééésimples!
Os autores da TLEBS podiam ir (verbo causativo) à... nome comum, concreto mas não discreto, não animado e desanimador, desumana de tão mal cheirosa, contável, feminina, singular ou plural (dependendo da vontade de quem a faz)
AHAHAHAHAH....é buéréré de simples
ResponderEliminar:-)
Querida Cleópatra,
o teu link já lá está. Há uns tempos andei a mexer no bloguito e enganei-me no seu blog.
Quanto ao que dizes, sobre as dificuldades de entrar e comentar no bloguito, não percebo porquê mais ninguém fala nisso.
O blog permite comentários de todos os outros bloggers claro.
Porque tens dificuldades? Eu no teu não tenho problemas em entrar no teu como vês.
Gostava de saber resolver o problema mas não sei o que se passa com o teu caso :-(
ps- tu tens aqui mais segurança do que eu...com estas letrinhas...Ehehehehe
Beijinhos
e obrigada pelos outros comentários dos desenhos :-)
Não tem a haver com as vacas loucas?
ResponderEliminarLá pelo ministério só andam vacas loucas.
Este apelo já corre nos meus corredores.
Bom fim de semana
Fica bem
"- Qual a sua opinião sobre o advérbio disjunto restritivo de verdade de asserção?"
ResponderEliminar" - O Queijo Limiano é cortado em suaves fatias, numa embalagem prática que preserva a sua frescura, blá blá blá blá..."
...
Olá, Cléo!!!
...
Eu passo a explicar... é simples, simples:
Quando se estuda uma Língua, é necessário denominar os factos linguísticos (as classes a que as palavras pertencem, as relações que estabelecem, as funções que desempenham, os termos que por elas são constituídos, etc.): é necessária uma terminologia.
MAS, porém, contudo...
De vez em quando, aparecem umas vac.., não, umas pessoas que gostam de dizer coisas que ninguém entende.
Acordam e pensam: Advérbios de modo? Nã... é necessário simplificar!
“advérbios disjuntos avaliativos”, “advérbios disjuntos modais”, “advérbios disjuntos reforçadores da verdade da asserção” e “advérbios disjuntos restritivos da verdade da asserção”. O sujeito indefinido passa a ser o luminoso “sujeito nulo expletivo”.»
...
A TLEBS (Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário), levanta-me muitas dúvidas sobre o estado mental de quem tal imaginou...
...
Eu sou professora de Língua e Literatura Portuguesa...
...
Por amor de Deus, deixem essas coisas para os senhores e senhoras que precisam de fazer teses de doutoramento (e que acham que já se esgotaram os temas! Risos...) e deixem as nossas criancinhas amar a sua Língua.
...
Eu recuso-me a dizer estes palavrões!
Ni*
UFFFF
ResponderEliminarAfinal não estou sózinha e estou até, muito bem acompanhada!!!!
Mas não há quem lhes dê um cachaporrada na cabeça, quando começam a delirar?
ResponderEliminaré do plutÓNIO !!!!!!!!!!! PODEM CRER...
ResponderEliminarXI
MARIA
Alguém me consegue explicar como é 15 mil professores conseguiram conceber a famosa TLEBS? Terá sido num “brainstorming” colectivo cheio de coisinhas que fazem alucinar e rir?
ResponderEliminarTudo isto é demasiadamente trágico para ser levado a rir!
Resta-me a esperança que a TLEBS sirva somente para alimentar as teses de mestrado, doutoramento, pós-doutoramento, pós-pós-doc’s e etc. dos milhares que estão a ser lançados para o desemprego fruto dos milhentos novos cursos criados a esmo.
Já chega de experiências na educação!
uma visita recomendada:
ResponderEliminarhttp://ciberduvidas.sapo.pt/controversias/
tlebs é a versão ME dos teletubbies
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